KDE Frameworks 5.112 melhora o suporte para NetworkManager 1.44 e corrige bugs

Claylson Martins
3 minutos de leitura

KDE Frameworks 5.112 melhora o suporte para NetworkManager 1.4 e corrige bugs. Esta versão corrige um bug desagradável que fazia com que a área de trabalho do Plasma ou a janela KWin e o gerenciador composto travassem aleatoriamente.

O Projeto KDE lançou hoje o KDE Frameworks 5.112 como uma nova atualização mensal para esta coleção essencial de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo funcionalidades comumente necessárias para o ambiente de desktop KDE Plasma e aplicativos KDE.

KDE Frameworks 5.112 parece uma pequena atualização que apenas melhora o suporte para o software gerenciador de rede NetworkManager 1.44 , resolvendo um problema em que o widget Redes na área da bandeja do sistema desaparecia ou parava de exibir qualquer rede quando o serviço do sistema NetworkManager era reiniciado.

Outra mudança interessante na versão 5.112 do KDE Frameworks é uma correção para um bug que faz com que a área de trabalho do Plasma ou a janela do KWin e o gerenciador de composição travem aleatoriamente quando há arquivos que estão sendo observados em busca de alterações que contêm certos tipos de mudanças com alterações específicas de horários.

KDE Frameworks 5.112 melhora o suporte para NetworkManager 1.44 e corrige bugs

De acordo com o desenvolvedor do KDE Nate Graham, esse problema se tornou mais fácil de desencadear no Qt 6 e no próximo ambiente de desktop KDE Plasma 6, trocando os perfis Kate ou Konsole enquanto os executores Kate Sessions ou Konsole Profiles do KRunner estavam ativos. A próxima versão do KDE Plasma 5.27.10 LTS também corrigirá esse problema.

Fora isso, esta nova versão do KDE Frameworks adiciona suporte para iniciais cirílicas à estrutura Kirigami, atualiza a estrutura de notificações do KNotification para se adaptar à API de notificação e às alterações de permissão no Android SDK 33 e aborda a redução da seleção ao recuar no editor de texto KTextEditor.

Componentes como a estrutura de indexação e pesquisa de arquivos Baloo para KDE Plasma, KActivitiesStats, KCalendarCore, KConfig, KCoreAddons, KGlobalAccel e KIO também receberam várias pequenas alterações. Confira a página de anúncio de lançamento para um changelog completo e mais detalhes.

Enquanto isso, se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma ou confiar no software KDE, fique de olho nos repositórios de software estáveis ??da sua distribuição GNU/Linux favorita para os pacotes KDE Frameworks 5.112 e atualize suas instalações assim que elas estiverem disponíveis para aproveitar a melhor experiência do KDE.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.