KDE Frameworks 5.113 vem com várias melhorias para usuários

Esta versão melhora o extrator TagLib do KFileMetaData para suportar fluxos Ogg com FLAC (audio/x-flac+ogg).

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O KDE Frameworks 5.113 lançado para usuários do Plasma 5 com várias melhorias. Depois de ser adiado por cerca de uma semana o Projeto KDE anunciou o lançamento e disponibilidade geral do KDE Frameworks 5.113 como a atualização mais recente para esta coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt que fornecem funcionalidades comumente necessárias para o ambiente de desktop KDE Plasma e Aplicativos do KDE.

O KDE Frameworks 5.113 parece uma pequena atualização, já que os desenvolvedores do KDE agora estão concentrando a maior parte de seus esforços nos próximos lançamentos do KDE Frameworks 6, KDE Plasma 6 e KDE Gear 24.04, previstos para o final de fevereiro de 2024.

As mudanças são mantidas bem pequenas nesta versão do KDE Frameworks para a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5 e incluem um extrator TagLib atualizado no KFileMetaData que agora suporta fluxos Ogg com FLAC (audio/x-flac+ogg), como bem como um extrator FFmpeg atualizado que agora suporta e verifica arquivos video/vnd.avi.

KDE Frameworks 5.113 vem com várias melhorias para usuários

KDE Frameworks 5.113 vem com várias melhorias para usuários

Além disso, o componente KFileMetaData também recebeu suporte para a biblioteca de metadados Exif, IPTC e XMP de código aberto Exiv2 0.26. Além disso, o KDE Frameworks 5.113 melhora o suporte ao arquivo bzip2 com a nova biblioteca de tipo mime shared-mime-info 2.3 no gerenciador de arquivos KArchive e KIO.

A estrutura de indexação e pesquisa de arquivos Baloo para KDE Plasma também recebeu várias melhorias, e o KDE Frameworks 5.113 também corrige vários bugs entre componentes como KConfig, KConfigWidgets, KCoreAddons, KRunner e KService.

Tal como nas versões anteriores, a maioria dos componentes foram adaptados ou ajustados para plasma-framework sendo renomeados para libplasma e para plasma-framework e KWayland mudando para Plasma. Para mais detalhes, confira o changelog completo na página de anúncio de lançamento.

O KDE Frameworks 5.113 chegará em breve aos repositórios de software estáveis da sua distribuição GNU/Linux favorita, portanto, certifique-se de atualizar suas instalações o mais rápido possível para obter a melhor experiência do KDE Plasma/Apps. O próximo lançamento, KDE Frameworks 5.114, está previsto para 13 de janeiro de 2024, provavelmente o último da série.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.