Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

10/07/2021 às 11:12

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

KDE Frameworks 5.84 lançado com várias melhorias

Veja as novidades sobre o KDE Frameworks.

KDE Frameworks 5.84 lançado com várias melhorias
2/5 - (1 vote)

Acaba de sair mais uma versão do KDE Frameworks. De acordo com os responsáveis pelo Projeto KDE, o KDE Frameworks 5.84 chegou com várias melhorias de desempenho importantes para quem usa este ambiente de desktop. O KDE Frameworks é um código-fonte aberto e gratuito de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo funcionalidade comum para o ambiente de desktop Plasma e aplicativos.

O KDE Frameworks 5.84 apresenta um novo recurso de interface do usuário chamado dicas de ferramentas expansíveis, que adiciona um rótulo “Pressione Shift para mais” às dicas de ferramentas em aplicativos KDE que usam as estruturas KXMLGui e Kirigami para exibir o texto mais longo daquela dica de ferramenta. Esta é uma substituição de “O que é isto (What’s This)?”.

KDE Frameworks 5.84 lançado com várias melhorias. Confira outras mudanças:

KDE Frameworks 5.84 lançado com várias melhorias
  • Esta versão também melhora a limpeza de atalhos para miniaplicativos Plasma;
  • melhora o desempenho de pesquisas SVG na área de trabalho do Plasma para uma experiência mais responsiva usando menos recursos;
  • corrige a falha mais comum no calendário do Plasma;
  • e melhora a aparência de sombras de dicas na área de trabalho do Plasma.
  • Além disso, o KDE Frameworks 5.84 melhora a fonte do sistema de forma que agora será atualizado imediatamente sem ter que reiniciar seus aplicativos (apenas para aplicativos baseados em QtQuick);
  • adiciona o nome de uma unidade montada a discos não rotulados para ajudá-lo facilmente a identificá-los e melhorar clicando nas entradas do painel de locais para locais montados em encadernação.

Outras mudanças importantes

Por último, esta atualização mensal do KDE Frameworks melhora os itens da grade nas configurações do sistema e os seletores de papel de parede para uma aparência precisa sem iluminar a área de conteúdo ao passar o cursor do mouse sobre eles e melhora as páginas desabilitadas no Monitor do sistema para permanecerem desabilitadas quando sua barra lateral está recolhido no modo apenas de ícones.

Além disso, as caixas de diálogo “Get New [thing]” foram atualizadas para lidar de forma mais elegante com vários cenários, como quando o servidor está inativo ou lento. Por outro lado, os aplicativos QtQuick que usam o componente Kirigami OverlaySheet não permitem mais que a folha toque nas bordas da janela tela.

O tema do ícone do Breeze também foi atualizado com ícones para adesivos, novos ícones de rede, bem como novos ícones para ferramentas de corte avançadas no editor de vídeo Kdenlive. Existem mais de 170 mudanças incluídas no KDE Frameworks 5.84, então verifique o changelog completo na página de anúncio de lançamento para mais detalhes.

Enquanto isso, se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma ou aplicativos KDE, certifique-se de atualizar suas instalações para os pacotes do KDE Frameworks 5.84 assim que eles chegarem aos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

2/5 - (1 vote)

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.