Notícias

14/11/2021 às 08:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

KDE Frameworks 5.88 torna a área de trabalho mais rápida e agradável

KDE Frameworks 5.88 torna a área de trabalho mais rápida e agradável

O Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade do KDE Frameworks 5.88 como a atualização mensal deste pacote de software de código aberto para outubro de 2021. O KDE Frameworks 5.88 está aqui para melhorar ainda mais seu ambiente de área de trabalho Plasma e aplicativos KDE favoritos, corrigindo bugs ou implementando novos recursos. Também torna o ambiente de desktop Plasma um pouco mais rápido e usa menos memória cada vez que carrega um ícone, bem como ao acessar arquivos quando o arquivo /etc/fstab do sistema contém entradas identificadas com as propriedades UUID e/ou LABEL.


Com esta atualização, a área de trabalho do Plasma agora salva todas as alterações feitas no Modo de Edição quando você sai dela. A sessão do Plasma Wayland agora permite que você cole o conteúdo arbitrário da área de transferência em um arquivo e não trava mais quando você passa o mouse repetidamente sobre as miniaturas do Gerenciador de Tarefas , e agora você pode clicar duas vezes no número de uma caixa giratória do Plasma para selecioná-la.

Esta versão do pacote de software KDE Frameworks também torna todos os miniaplicativos do Plasma um pouco mais ágeis e usam menos memória, torna possível compartilhar arquivos com o Telegram quando é instalado como um aplicativo Flatpak, reimplementa a capacidade de alterar os ícones do aplicativo do painel inicializadores e melhora a cópia de arquivos de volumes formatados em FAT32.

KDE Frameworks 5.88 torna a área de trabalho mais rápida e agradável

Existem muitas melhorias para o tema do ícone do Breeze, que ganhou vários ícones de pasta com vários semicomuns e emblemas diferentes. Além disso, as pastas do Breeze agora respeitam o esquema de cores do seu sistema definido na cor “Seleção” ou na cor de destaque especificada, o logotipo do Windows que parece ícone de espaço reservado do Kirigami padrão para indisponíveis ou carregando imagens foi substituído.

Além disso, o tamanho de 16px do ícone im-user-offline agora é exibido usando a cor certa, ícones coloridos em fundos coloridos em aplicativos do KDE agora são recoloridos de forma inteligente, e um tema de ícone substituto especificado agora é usado para aplicativos que solicitam ícones que não estão disponíveis no tema ativo ao usar um tema de ícone de terceiros.

As configurações do sistema também foram aprimoradas no KDE Frameworks 5.88 para corrigir uma das fontes mais comuns de travamentos que ocorriam quando o usuário navegava rapidamente nas páginas, corrigir rótulos excessivamente longos em páginas em estilo de grade e os itens de grade agora indicam visualmente quando foco do teclado em páginas de estilo de grade.

Também foi aprimorado o utilitário de captura de tela do Spectacle, que não recomenda mais aos usuários que instalem Vokoscreen ou OBS se já estiverem instalados, o miniaplicativo Bateria e Brilho para exibir o nível da bateria de qualquer tablet gráfico conectado, aplicativos baseados em QtQuick para exibir o visual correto aparência para caixas de seleção desabilitadas e miniaplicativos da bandeja do sistema com itens de lista expansíveis para torná-los mais amigáveis ??ao teclado.

Você pode acionar o botão padrão de um item com a tecla Return / Enter, expandi-lo com a barra de espaço, recolhê-lo com a tecla Escape e mostrar seu menu de contexto (se houver) usando a tecla Menu em seu teclado, se houver, explica o desenvolvedor do KDE, Nate Graham.

Entre outras mudanças, o KDE Frameworks 5.88 abre caminho para o suporte para aplicativos KDE para salvar dados de estado voláteis, como tamanho da janela e posição em um arquivo de configuração separado, com o gerenciador de arquivos Dolphin sendo o primeiro ou muitos que virão, e adiciona a capacidade de rolar sobre a visualização do calendário do Plasma para alternar o mês com a roda do mouse ou touchpad.

Existem também várias mudanças visuais para tornar a área de trabalho do Plasma e os aplicativos do KDE mais utilizáveis. Por exemplo, aplicativos baseados no KTextEditor como Kate, KWrite e KDevelop agora permitem que você coloque o texto entre colchetes ou parênteses ao selecionar o texto e digitar o parêntese / colchete de abertura / etc. , as janelas “Enviar para dispositivo” e “Enviar via Bluetooth” agora usam um título mais sensível e um estilo mais padrão para seus botões, e a barra de comandos em muitos aplicativos do KDE não exibe mais ações sem texto e em ordem alfabética.

KDE Frameworks 5.88 torna a área de trabalho mais rápida e agradável

Existem várias correções de bugs e o KDE Frameworks 5.88 inclui mais de 370 alterações. Você pode verificar o changelog completo para obter mais detalhes e certificar-se de atualizar suas distribuições GNU/Linux para a nova versão assim que ela chegar aos repositórios de software estáveis, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.