KDE Frameworks 5.94 vem com mais de 200 alterações

Claylson Martins
6 minutos de leitura

O Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.94 como a atualização mensal para esta coleção de código aberto de mais de 80 bibliotecas complementares para o Qt. O frameworks tem funcionalidades comuns necessárias para o ambiente de desktop Plasma e vários aplicativos KDE.

Os destaques da versão 5.94 do KDE Frameworks incluem suporte para a área de trabalho Plasma para mostrar visualizações de ícones para arquivos em unidades NFS ou NTFS, Lixeira, Cofres do Plasma, montagens do KDE Connect.

Observe que isso significa que a geração de visualização pode mais uma vez causar lentidão e congelamento no Dolphin ao acessar esses locais se estiverem lentos, e estamos trabalhando em uma maneira melhor de evitar isso, desativando totalmente as visualizações, adverte o desenvolvedor Nate Graham.

KDE Frameworks 5.94 vem com mais de 200 alterações

Ele também melhora as mensagens de espaço reservado nos aplicativos baseados em Kirigami e na área de trabalho do Plasma. Assim, eles ficam mais legíveis e com melhor aparência. Além disso, adiciona suporte à escala de ícones para até 512 px nas caixas de diálogo de abertura e salvamento de arquivos, bem como visualizações de ícones em linha em vários aplicativos, como o editor de vídeo Kdenlive, e torna os aplicativos que suportam a configuração de esquemas de cores personalizados para toda a janela muito mais rápidos para iniciar, como o emulador de terminal Konsole.

KDE Frameworks 5.94 vem com mais de 200 alterações
KDE Frameworks 5.94 vem com mais de 200 alterações.

Do mesmo modo, o KDE Frameworks 5.94 melhora o comportamento ao fechar uma janela que gerou uma janela filho “Get New [coisa]” para também fechar a janela filho ao fechar o principal, melhora o volume OSD na sessão Plasma X11 para não aparecer mais no no canto superior esquerdo da tela e melhora as caixas de seleção e os botões de opção em toda a área de trabalho do Plasma para não mais parecerem borrados ou cortados na parte inferior ou levemente esmagados ao usar determinadas fontes e tamanhos de fonte.

Além disso, esta versão implementa um componente de espaço reservado padrão de “carregamento” na estrutura Kirigami, que será portado para todos os aplicativos Kirigami. Isso vai fornecer aos usuários um indicador de carregamento consistente, implementa uma opção para abrir um local em uma nova janela ao clicar com o botão direito do mouse em itens de caminho em navegadores de URL em todos os aplicativos do KDE e implementa suporte de toque para Painéis de Locais do Dolphin, diálogos Abrir e Salvar, Gwenview e todos os aplicativos baseados em QtWidgets.

Outras características

Vários bugs e travamentos foram resolvidos no KDE Frameworks 5.94 para tornar sua experiência de desktop Plasma e aplicativos KDE melhor e mais estável. Por exemplo, Kate, KWrite e outros aplicativos baseados no KTextEditor não travam mais ao definir um novo tipo de arquivo para o aplicativo que você deseja abrir, e os aplicativos KDE que são capazes de abrir arquivos .psd não travam mais ao abrir uma imagem malformada.

Também foi corrigida uma falha na área de trabalho do Plasma que ocorreu quando o tema ativo não pode ser encontrado, corrige uma falha no gerenciador de arquivos Dolphin que ocorreu ao fechá-lo no item de lista “Fechar guia” da paleta de comandos, corrige outra falha no A área de trabalho do Plasma que ocorria ao alterar o papel de parede do menu de contexto para arquivos de imagem no Dolphin ou na área de trabalho e corrige um travamento no gerenciador de pacotes Discover que ocorreu ao visitar sua página “Sobre”.

Um vazamento de memória também foi resolvido nesta atualização, que afetou muitos aplicativos baseados em Kirigami, bem como um bug que poderia causar falhas nas transferências de arquivos para compartilhamentos SMB (Samba) durante uma transferência.

Além disso, o KDE Frameworks 5.94 corrige o comportamento dos widgets no painel que abrem pop-ups para não mais abri-los com um tamanho muito pequeno e inutilizável, e reimplementa efeitos de destaque ao passar o mouse em applets que usam a versão obsoleta PlasmaComponents 2 do destaque, como o menu do aplicativo Legacy Kickoff.

A versão 5.94 do KDE Frameworks traz mais de 200 alterações, então confira o changelog completo na página de anúncio de lançamento. Enquanto isso, fique de olho nos repositórios estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita para os pacotes 5.94 se estiver usando o ambiente de desktop Plasma e atualize o mais rápido possível.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.