KDE Frameworks 5.97 adiciona suporte para métodos de armazenamento de credenciais de terceiros aos aplicativos do KDE

O Projeto KDE anunciou a disponibilidade do KDE Frameworks 5.97 como a versão mais recente desta coleção de código aberto de mais de 80 bibliotecas complementares para o Qt. A finalidade é dar uma funcionalidade comum à maioria dos aplicativos KDE e ao ambiente de desktop KDE Plasma.

O ciclo de lançamento mensal do KDE Frameworks continua e o KDE Frameworks 5.97 está aqui para adicionar mais novos recursos e aprimoramentos, como a implementação de suporte no KWallet para o padrão org.freedesktop.secrets, que permite compatibilidade com métodos de armazenamento de credenciais de terceiros na maioria dos aplicativos KDE.

“Para o Frameworks 5.97, Slava Aseev implementou suporte no KWallet para o org.freedesktop.secretspadrão, o que permite que os aplicativos KDE sejam mais compatíveis com métodos de armazenamento de credenciais de terceiros. Em termos de impactos no mundo real, o iniciador do Minecraft não deve mais solicitar que você faça login toda vez que o abrir!”, disse Nate Graham, desenvolvedor do KDE.

Outros novos recursos do KDE Frameworks 5.97 incluem:

  • ícones para DLLs do Windows no tema de ícones Breeze;
  • a capacidade de desfazer/refazer as alterações de texto feitas no campo “Nome” das caixas de diálogo de abrir/salvar arquivos;
  • bem como suporte para extrair e exibir não Metadados textuais -EXIF armazenados em imagens PNG na caixa de diálogo Propriedades.

KDE Frameworks 5.97 adiciona suporte para métodos de armazenamento de credenciais de terceiros aos aplicativos do KDE

Mostrando metadados textuais não EXIF armazenados em imagens PNG – Créditos da imagem Nate Graham.

Além disso, o gerenciador Dolphin foi atualizado para não enviar mais uma notificação de “Mover” ao desfazer um trabalho de renomeação em massa, a caixa de diálogo Propriedades agora exibe um link clicável para coordenadas GPS em arquivos, o ícone do aplicativo “Central de Ajuda” foi atualizado para estar sempre colorido ao usar o tema do ícone Breeze, e a caixa de diálogo comum “Obter novo [coisa]” agora lida melhor com erros de rede e servidor.

Coordenadas GPS como link clicável – Créditos da imagem Nate Graham.

Como em qualquer nova versão do KDE Frameworks, também há muitas correções de bugs

  • A versão 5.97 corrige um problema na sessão do Plasma Wayland travando aplicativos imediatamente após ligar um monitor externo;
  • corrige as falhas do Plasma que ocorreram ao arrastar algo do navegador Firefox para a área de trabalho;
  • e corrige congelamentos em aplicativos baseados em Kirigami com páginas roláveis.
  • Também corrige a detecção do status de instalação para OBS Studio, Vokoscreen. Além de outros aplicativos de screencast de terceiros no utilitário de captura de tela do Spectacle;
  • miniaturas de visualização de arquivos de .rw2imagem RAW;
  • bem como a cor de fundo para barras de menu na janela em aplicativos QtQuick-based ao usar um esquema de cores com cores de cabeçalho. É o caso do Breeze Light ou Breeze Dark.
  • Claro, existem inúmeras outras pequenas mudanças na versão 5.97 do KDE Frameworks, então confira o changelog completo para leitura extra. Enquanto isso, se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente, atualize para os pacotes 5.97 KDE Frameworks. Isso deve ocorrer assim que eles chegarem aos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux.
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile