Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

20/06/2021 às 12:00

11 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

KDE ganha dicas de ferramentas expansíveis, área de transferência maior e mais correções do Wayland

KDE ganha dicas de ferramentas expansíveis, área de transferência maior e mais correções do Wayland

Ao contrário do Brasil, países da Europa e Estados Unidos já começam a afrouxar as restrições causadas pela pandemia de coronavírus. Tudo por conta da vacinação em massa das populações, queda no número de casos e de mortes por aquelas bandas do planeta. No entanto, nem mesmo com mais tempo livre, os desenvolvedores do Projeto KDE descansaram. Eles permanecem bastante ocupados neste verão com uma variedade de melhorias para este desktop de código aberto.

O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, publicou sua postagem semanal no blog resumindo os acontecimentos de desenvolvimento do KDE. Alguns dos destaques desta semana incluem:

Esta semana, temos mais um novo recurso de interface de usuário interessante para falar. O antigo “O que é isto?” recurso foi retrabalhado como uma convenção de interface de usuário nova e brilhante que criamos: dicas de ferramentas expansíveis ! Muitas dicas de ferramentas em aplicativos KDE que usam as estruturas KXMLGui e Kirigami agora têm um pequeno rótulo dizendo “Pressione Shift para mais” e, se você fizer isso, ele mostrará o texto mais longo. Isso torna o recurso muito mais útil, pois é invocável exatamente no ponto em que você precisa dele. Ele estará no Frameworks 5.84.

  • KDE Frameworks 5.84 mudará o antigo “O que é isto?” recurso em dicas de ferramentas expansíveis. Os aplicativos que usam KXMLGui e Kirigami poderão oferecer dicas de ferramentas expandidas quando os usuários pressionarem a tecla shift;
  • Manter pressionada a tecla alt para arrastar os arquivos sublinhados do Konsole para outros aplicativos;
  • A área de transferência do Plasma 5.23 agora lembrará 20 itens por padrão em vez de apenas sete;
  • Mais correções de sessão do Plasma Wayland – esta semana corrigindo o problema de o cursor ficar invisível por um curto período de tempo depois que uma tela é ativada;
  • Melhorias na interface de usuário do Gwenview.

KDE ganha dicas de ferramentas expansíveis, área de transferência maior e mais correções do Wayland

KDE ganha dicas de ferramentas expansíveis, área de transferência maior e mais correções do Wayland

Outros novos recursos

Agora você pode manter pressionada a tecla alt para arrastar os arquivos sublinhados do Konsole para outros aplicativos para vários fins ! (Konsole 21.08)

Correções de bugs e melhorias de desempenho

Quando uma sobreposição está ativa no Monitor do sistema, clicar em uma página diferente na barra lateral agora fecha a sobreposição antes de navegar para a página clicada (Plasma 5.22.1)

Excluir uma página no Monitor do Sistema agora a remove imediatamente, mesmo se você estivesse no Modo de Edição daquela página quando a excluiu (Plasma 5.22.1)

Corrigida uma regressão recente sobre as dicas de ferramentas do Gerenciador de Tarefas que não atualizavam corretamente o texto do cabeçalho quando o título da janela muda (Plasma 5.22.1)

Os aplicativos iniciados automaticamente listados no Monitor do sistema não exibem mais os ícones errados (Plasma 5.22.1)

Correção de várias falhas de renderização ao usar o sistema gráfico Vulkan (Plasma 5.22.1)

O efeito “Dialog Parent” que escurece as janelas atrás dos diálogos não pisca mais quando o diálogo é fechado (Plasma 5.22.2)

O Discover não o notifica mais constantemente sobre atualizações, mesmo quando não há nenhuma (desculpe por esta regressão) (Plasma 5.22.2)

Quando o Plasma é reiniciado – manual ou automaticamente porque travou – vários atalhos relacionados ao Plasma, como as teclas numéricas Meta + para ativar os itens do gerenciador de tarefas, não param de funcionar (Plasma 5.22.2)

Na sessão do Plasma Wayland, o cursor não fica mais brevemente invisível depois que uma tela é ativada (Plasma 5.22.2)

Um rótulo de texto específico na página System Settings Virtual Desktops (você sabe de qual estou falando) não fica mais indevidamente eliminado quando ainda há muito espaço (Plasma 5.22.2)

Na página da tela de login das configurações do sistema, as planilhas que aparecem para sincronizar as configurações e alterar o papel de parede agora desaparecem depois de usá-las , confirmando que a ação que você disparou foi bem-sucedida (Plasma 5.23)

As sombras da dica de ferramenta em todo o Plasma não têm mais uma aparência quebrada em seus cantos (Marco Martin, Frameworks 5.84). Os cantos de pop-up / diálogo / OSD ainda apresentam problemas, mas também estamos trabalhando nisso.

Melhorias na interface do usuário

Para uma aparência mais limpa, a barra lateral do Gwenview agora está oculta por padrão, e sua visibilidade agora é uma configuração global em vez de uma configuração por modo ; quando você o mostrar, ele agora permanecerá mostrado, e então quando você ocultá-lo, ele agora ficará oculto (Gwenview. 21.08)

A exibição de tags de Gwenview na barra lateral (quando está visível) agora é mais bonita (Gwenview 21.08):

Gwenview não usa mais as teclas de espaço e backspace para navegação por padrão, para evitar que a tecla de espaço entre em conflito com a ação reproduzir / pausar quando você navegar para um vídeo . Para navegar entre os itens, basta usar as teclas de seta (Gwenview 21.08)

O recurso de divisão de visualização do Konsole agora irá encaixar os divisores no local de outros divisores quando você os arrastar (Konsole 21.08)

Clicar em qualquer um dos botões para negrito, itálico, etc. em um widget Sticky Note não desfoca mais a área de texto (Plasma 5.22.1)

O Discover não mostra mais uma notificação informando que uma atualização offline foi bem-sucedida , porque se você consegue ver, é claro que sim! (Plasma 5,22

O tema Breeze SDDM agora mostra uma IU mais apropriada para contas sem senha definida, mas com login automático desativado (Plasma 5.23):

A área de transferência agora lembra 20 itens por padrão , a partir de 7 (Plasma 5.23)

Os itens de grade em Configurações do sistema e os seletores de papel de parede não iluminam mais a área de conteúdo quando você passa o cursor sobre eles, para que sejam sempre apresentados com precisão (Frameworks 5.84)

Os fãs do KDE que desejam saber mais sobre as atividades desta semana podem ver a postagem de Nate para todos os detalhes.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.