KDE KWin prepara suporte preliminar para execução de jogos HDR

Claylson Martins
2 minutos de leitura

O KDE KWin prepara suporte preliminar para execução de jogos HDR. Xaver Hugl, que tem liderado grande parte do desenvolvimento de recursos do KDE KWin nos últimos anos, abriu uma solicitação de mesclagem preliminar para permitir que jogos habilitados para alta faixa dinâmica (HDR) funcionem no KDE.

A solicitação de mesclagem consiste em um subconjunto da implementação pendente do protocolo de gerenciamento de cores Wayland. Ele implementa apenas o suficiente para fazer os jogos HDR funcionarem. Mas, além dos patches do KWin, você também precisa usar o código do protocolo sapo VK_hdr_layer emparelhado com uma versão Git do compositor Gamescope da Valve. O HDR também precisa ser habilitado para o seu monitor compatível e, em seguida, com os comandos de inicialização do compositor Gamescope apropriados, é possível fazer com que vários jogos habilitados para HDR funcionem na área de trabalho do KDE Plasma.

KDE KWin prepara suporte preliminar para execução de jogos HDR

Jogos como Cyberpunk 2077 estão funcionando, enquanto alguns títulos equipados com HDR, como Doom Eternal, dependem da análise EDID do monitor para o manuseio correto do HDR e essa parte ainda não está implementada.

De qualquer forma, este é um bom começo para o suporte a jogos HDR no KDE, como mostrado por Hugl:

Mais detalhes para os interessados ??através desta solicitação de mesclagem.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.