in

KDE lança versão estável do KIO-FUSE e o aplicativo NeoChat Matrix Chat

Veja outros trabalhos importantes em relação ao ambiente.

KDE lança versão estável do KIO-FUSE e o aplicativo NeoChat Matrix Chat

Mesmo com a semana do Natal, muitas melhorias ainda estão acontecendo em relação ao KDE. O principal desenvolvedor deste ambiente de trabalho, Nate Graham, saiu com seu usual resumo semanal dos acontecimentos de desenvolvimento na semana passada. Assim, o KDE lança versão estável do KIO-FUSE e o aplicativo NeoChat Matrix Chat.

Em primeiro lugar, o kio-fuse de localização remota baseado em FUSE do KDE teve seu primeiro lançamento estável, o que significa que agora pode ser pré-instalado por distros.

Isso não é tudo: temos um novo aplicativo de bate-papo baseado no KDE Matrix: NeoChat! Este aplicativo é um fork do Spectral, que há alguns meses parecia ter sido abandonado por seu desenvolvedor. Carl Schwan e Tobias Fella decidiram ressuscitá-lo como um projeto KDE, e eles fizeram um trabalho incrível ao trazê-lo para o redil. Além de ser um aplicativo de desktop muito bom, ele também roda no Plasma mobile e existem versões anteriores do Android.

Estou usando há um mês e, mesmo em um estado beta inicial, já gosto mais do Element e de todos os outros clientes Matrix que experimentei. Confira o anúncio oficial de lançamento aqui: https://carlschwan.eu/2020/12/23/announcing-neochat-1.0-the-kde-matrix-client/

KDE lança versão estável do KIO-FUSE e o aplicativo NeoChat Matrix Chat

Algumas das melhorias da semana de Natal de 2020 monstram que o KDE lança versão estável do KIO-FUSE e o aplicativo NeoChat Matrix Chat:

  • O KIO-FUSE do KDE viu seu primeiro lançamento estável como o montador de localização remota baseado em FUSE para desktop;
  • NeoChat é o aplicativo de bate-papo baseado em Matrix do KDE, que foi criado a partir do programa Spectral. O NeoChat oferece uma interface de usuário elegante e convergente, permitindo que se adapte a qualquer tamanho de tela de forma automática e elegante. Isso significa que você pode usá-lo em computadores desktop, onde você pode querer ter uma pequena barra na lateral da tela, mas também pode desfrutar do NeoChat em Plasma Mobile e telefones Android.
  • O editor de texto Kate tem um novo plug-in para permitir a visualização de cores para vários códigos de cores textuais;
  • O histórico do KRunner agora reconhece a atividade por padrão;
  • O KRunner Windows runner agora funciona em Wayland com Plasma 5.21;
  • O Okular agora evitará melhor que arquivos PDF malformados travem o programa;
  • Melhorias no desempenho de localizar e substituir do editor de texto Kate;
  • Agora você pode opcionalmente (e está desativado por padrão) que seu sistema aplique automaticamente as atualizações disponíveis (Plasma 5.21):

Além disso, agora existe um tema Breeze GTK para aplicativos baseados em GTK4 ! (Plasma 5.21).

Então, mais detalhes sobre os destaques do KDE desta semana no blog de Nate.