KDE 5.14.3 está disponível com várias melhorias
KDE 5.14.3 está disponível com várias melhorias

O líder do projeto KDE Neon, Jonathan Riddell, anunciou que o sistema operacional baseado em Linux agora é oficialmente desenvolvido a partir da mais recente série de sistemas operacionais Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).  Construído sobre uma base Ubuntu e usando as mais recentes tecnologias do KDE, o sistema operacional oferece aos usuários Linux acesso rápido e confiável aos mais recentes lançamentos do ambiente de área de trabalho KDE Plasma em seus computadores pessoais. Ao mesmo tempo, esses usuários recebem pacotes atualizados. Portanto, o KDE Neon agora é baseado no Ubuntu 18.04 LTS.

Atualizações constantes

KDE Neon agora é baseado no Ubuntu 18.04 LTS

Utilizando técnicas modernas de DevOps para construir, testar e implantar seus pacotes automaticamente, o KDE neon segue um modelo de lançamento contínuo. Assim, o usuário instala o sistema uma vez e recebe atualizações para sempre. No entanto, de tempos em tempos, os desenvolvedores de neon do KDE refazem todo o sistema operacional tendo como base versões mais recentes do Ubuntu LTS. Desse modo, agora eles anunciam que as últimas imagens de neon do KDE são baseadas no Ubuntu 18.04 LTS.

“Nossos pacotes são construídos sobre a última edição do Ubuntu LTS e nós mudamos para a nova versão 18.04. Isso significa que nossos usuários podem obter novos drivers e pacotes de terceiros. Há um processo de atualização da base 16.04 LTS anterior. Passamos os últimos meses escrevendo e executando o controle de qualidade para garantir que ele seja executado sem problemas. ” disse Jonathan Riddell.

Baixar ou atualizar

KDE Neon agora é baseado no Ubuntu 18.04 LTS

Se você estiver usando o sistema operacional KDE Neon em seu computador pessoal, é aconselhável atualizar suas instalações o mais rápido possível para se beneficiar da nova base de pacotes do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Foram incluídas várias atualizações de componentes em comparação com os do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). Contudo, antes de atualizar faça um backup.

Para os recém-chegados ou aqueles que querem implantar esse sistema operacional baseado em Ubuntu em novos computadores, o KDE neon está disponível em três edições oficiais. Existe uma User Edition projetada para usuários que desejam usar o mais recente desktop e software KDE Plasma. Da mesma forma, há duas versões, que são construídas a partir dos ramos beta e instável e são direcionadas a desenvolvedores e testadores.

Para baixar o KDE Neon basta acessar este link para obter as imagens ISO. Já para atualização, basta seguir os passos mostrados neste link.

KDE Plasma também com novidades

Bionic-final.png

O projeto KDE também anunciou a disponibilidade da sétima versão do ambiente de desktop KDE Plasma 5.12 LTS suportado a longo prazo. O objetivo do KDE Plasma 5.12.7 é melhorar a estabilidade e a confiabilidade do ambiente de desktop. Os componentes atualizados incluem:

  • gerenciador de pacotes Plasma Discover;
  • Plasma Desktop;
  • Espaço de Trabalho do Plasma;
  • Configurações do Sistema;
  • KWin;
  • KScreenlocker;
  • KScreen;
  • Addons de Plasma;
  • Info Center;
  • e o tema Breeze GTK.

Além disso, os destaques incluem melhor suporte para as barras de rolagem do LibreOffice no tema Breeze GTK, melhorias de notificação de atualização no Plasma Discover, melhorias de indexador de arquivos no Info Center. Além disso, suporte para escalar a aparência do widget de visualização duas vezes no KScreen, melhor navegação nos resultados de pesquisa do Kicker e a capacidade do KWin de evitar efeitos estáticos.

KDE Plasma 5.12 é uma série LTS (Long Term Support)

Esta versão será suportada até abril de 2019 com pelo menos nove atualizações de manutenção. O próximo lançamento pontual, o KDE Plasma 5.12.8 LTS deve chegar no final de 2018 ou no começo do próximo ano. Depois disso, o último lançamento, o KDE Plasma 5.12.9 LTS deve sair em abril de 2019.

Até lá, recomendamos atualizar para a versão pontual do KDE Plasma 5.12.7 LTS.   Portanto, os pacotes LTS do KDE Plasma 5.12.7 devem chegar rapidamente aos repositórios de várias distribuições do GNU/Linux.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

LibreOffice é atualizado com 70 correções de bugs

Previous article

System76 lança computador com hardware de código aberto

Next article

You may also like

More in Notícias