plasma-5.11-kde-neon

A notícia agrada à todos os fãs do KDE Plasma, agora a versão 5.11 já está disponível e a distribuição GNU/Linux KDE Neon, há algumas semanas, noticiamos sobre a expectativa deste lançamento no mundo KDE, mas que infelizmente não vai chegar agora para os usuários Ubuntu, certamente alguns meses após o lançamento do Ubuntu o KDE Plasma 5.11 deve estar disponível para todos os usuários.

Quais as novidades do KDE Plasma 5.11?

Muito trabalho vem sendo feito pela equipe do KDE, em especial para tornar o ambiente mais leve a cada lançamento e claro, corrigir erros e implementar novos recursos. São muitas as melhorias e acredito que o texto ficaria imenso se tivéssemos que citar todas elas. Algumas coisas merecem destaques, e duas delas é o suporte a armazenamento seguro Plasma Vaults e um suporte altamente melhorado ao Wayland.

Para quem não sabe, há uma colaboração multua entre a equipe do KDE Plasma e a do KDE Neon, para que todos os pacotes estejam estáveis e bem testados para que só assim lancem em sua distribuição GNU/Linux. Para facilitar a vida de todos os usuários do KDE Neon, a distribuição continua seguindo o modelo rolling-release que é o mesmo seguido pelo popular Arch Linux, ou seja, se você tem o KDE Neon já instalado, você não precisa baixar essa nova ISO e instalar tudo novamente, como também não há nenhum comando especial para que você tenha a última versão lançada, tanto da distribuição, quanto do ambiente.

Em distribuições rolling-release tudo o que você precisa fazer é manter a distribuição atualizada, pois é, só isso. E assim você sempre terá os últimos pacotes recentes.Uma informação importante, é que a distribuição KDE Neon esta disponível somente para arquiteturas de 64 bits e também os desenvolvedores já estão trabalhando para que as imagens Docker do KDE Neon sejam atualizadas o quanto antes.

Anúncio Oficial do KDE Neon

Emanuel Negromonte
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Endless OS é a primeira distribuição Linux a suportar o Flatpak via Flathub

Previous article

Librem 5 alcança o seu objetivo e os investimentos continuam

Next article

You may also like

More in Notícias