in

KDE Plasma 5.13 já está disponível para testes

O projeto KDE acaba de lançar a versão 5.13 beta para testes do KDE Plasma. O trabalho foi todo focado em tornar o ambiente mais rápido e leve. Os novos recursos e melhorias incluem Integração com o Plasma Browser, configurações do sistema redesenhadas, novas telas de bloqueio e login, aprimoramentos do Plasma Discover e muito mais.

O projeto KDE acaba de lançar a versão 5.13 beta para testes do KDE Plasma. O trabalho foi todo focado em tornar o ambiente mais rápido e leve. Os novos recursos e melhorias incluem Integração com o Plasma Browser, configurações do sistema redesenhadas, novas telas de bloqueio e login, aprimoramentos do Plasma Discover e muito mais. De acordo com a equipe do projeto, foram 4 meses de trabalhos para otimizar a inicialização e reduzir o uso de memória. Assim, eles esperam melhorar o desempenho, tempo de execução e consumo de memória. O anúncio com todas as novidades do KDE Plasma 5.13 foram feitos nesta quinta-feira (17/05).

Destaques do novo KDE Plasma

Os destaques do ambiente de desktop KDE Plasma 5.13 incluem

  • a implementação do recurso Plasma Browser Integration que promete permitir que navegadores se integrem melhor ao desktop Plasma para exibir downloads no pop-up de notificação;
  • controles multimídia no Media Control Plasmoid para pular ou silenciar vídeos e músicas
  • a capacidade de enviar links para seu telefone.

A integração com o Plasma Browser é compatível com Mozilla Firefox , Google Chrome, Chromium,  Opera, Vivaldi e outros navegadores baseados no Chromium.

Também foram implementadas novas telas de bloqueio e login no KDE Plasma 5.13, oferecendo aos usuários uma experiência mais agradável e informativa de login e bloqueio. As Configurações do Sistema foram redesenhadas. Assim, elas agora apresentam páginas reformuladas de tema, tela inicial, mouse e fontes para facilitar a personalização do ambiente de área de trabalho do KDE Plasma. O gerenciador de janelas KWin da Plasma recebeu efeitos aprimorados para comutação de desktop e desfoque, e o gerenciador gráfico de pacotes do Plasma Discover ganhou suporte aprimorado para Snaps.

O KDE Plasma 5.13 renova ainda o widget Media Player, integra melhor os aplicativos universais Flatpak e Snap ao desktop Plasma para permitir suporte a screencast e portais de captura de tela, adiciona um novo back-end CryFS, suporte a cofres off-line e a capacidade de fechar remotamente cofres abertos para o Cofre de Plasma, melhora o widget Relógio Digital e o plugin KRunner, adiciona um novo plugin Plasma Calendar para eventos astronômicos, bem como uma prévia da integração do menu GTK.

Existem inúmeras outras mudanças menores, porém importantes. Ente elas, a inclusão de um novo pop-up de diálogo que será exibido quando o usuário se conectar a um monitor externo. Com isso, espera-se facilitar a configuração de como ele deve ser posicionado e um botão “Limpar histórico” no pop-up de notificação.

O KDE Plasma 5.13 também poderá fazer fallback para renderização de software quando nenhum driver OpenGL estiver presente ou eles falharem no carregamento.

A versão final do KDE Plasma 5.13 deve sair dia 12 de junho de 2018.