in

KDE Plasma 5.15.4 lançado com mais de 35 alterações

O ambiente de trabalho ainda terá mais uma atualização prevista.

KDE mostra balanço dos últimos anos

O Projeto KDE lançou a quarta das cinco atualizações de manutenção para a sua mais recente e melhor série de ambientes de área de trabalho do KDE Plasma 5.15, versão 5.15.4. Vindo cerca de três semanas após a terceira atualização de manutenção, o KDE Plasma 5.15.4 está aqui com mais de três dúzias de correções de bugs e melhorias. Assim, esta é uma tentativa de tornar a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.15 o mais estável e confiável possível para todos os usuários. Este lançamento pontual adiciona um total de 39 mudanças em vários componentes.

Os destaques do KDE Plasma 5.15.4 incluem:

  • melhorias nos backends Flatpak e Fwupd (atualização de firmware) no gerenciador de pacotes Plasma Discover;
  • melhor suporte para os drivers gráficos mais recentes da Nvidia na janela do KWin e gerenciador de composição;
  • suporte adequado para restaurar o atual área de trabalho da sessão.

Outras características

O NetworkManager Plasma (plasma-nm) também foi atualizado nesta versão para melhor suportar as conexões OpenVPN. Sendo assim, não limitam mais a propriedade reneg-sec e melhoram as configurações IPv4 e IPv6 ao não remover mais a propriedade “route-metric” configurada manualmente.

Por último, mas não menos importante, o KDE Plasma 5.15.4 altera o comportamento padrão do Klipper para aceitar imagens. Além disso, impede o posicionamento de fontes de subpixel em notificações de desktop. Os ícones monocromáticos nas dicas de ferramentas agora estão melhores nas Configurações do sistema. Além disso, os componentes Info Center, integração com navegador de plasma, SDDM KCM, Breeze e drkonqi receberam pequenas melhorias.

Hoje o KDE lança uma atualização para o KDE Plasma 5, versão 5.15.4. O Plasma 5.15 foi lançado em fevereiro com muitos refinamentos de recursos e novos módulos para completar a experiência desktop. Esta versão adiciona quinze dias de novas traduções e correções dos colaboradores do KDE. As correções são normalmente pequenas, mas importantes, diz o anúncio.

O KDE Plasma 5.15.5 deve chegar no dia 7 de maio

A quinta e última atualização de manutenção para a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.15 deve chegar daqui a cinco semanas, no dia 7 de maio de 2019. O KDE Plasma 5.15.5 também marcará o fim da vida útil do ambiente de desktop KDE Plasma 5.15. Portanto, a série não receberá mais atualizações de manutenção após o dia 7 de maio.

Até lá, todos os usuários da série de ambientes de área de trabalho do KDE Plasma 5.15 devem atualizar. Assim, a ordem é instalar o KDE Plasma 5.15.4 o mais rápido possível. Os pacotes do KDE Plasma 5.15.4 deverão chegar em breve aos repositórios de software estáveis das suas distribuições GNU/Linux favoritas, mas você também pode compilá-lo a partir de fontes.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Conheça o Webconverger um sistema GNU/Linux para quiosque, Cibercafé! Faça o download!

openvino-inteligencia-artificial-em-tempo-real-sem-gpu

OpenVino: Inteligência Artificial em tempo real sem GPU! Saiba como instalar e configurar no Ubuntu, CentOS e Yocto Project!