KDE Plasma 5.16 terá novo sistema de notificações

KDE Plasma 5.16

Depois de ser falado por anos, o lançamento do KDE Plasma 5.16 no próximo mês introduzirá um sistema de notificação completamente reescrito para a área de trabalho do KDE. No KDE Plasma 5.15, muito do código do sistema de notificação principal remonta ao Plasma 4 e quando o Qt QML foi introduzido pela primeira vez. Contudo, o conhecido desenvolvedor do KDE, Kai Uwe, tem passado muito tempo recentemente nessa reescrita do sistema de notificação. Ele agora está satisfeito com o lançamento do Plasma 5.16 em junho. Assim, o novo KDE Plasma 5.16 terá novo sistema de notificações.

 O antigo plasmoide de notificação foi originalmente escrito em 2011, quando o QML ainda era bastante novo. Mais tarde, ele foi portado para o Plasma 5 e um pouco reformulado (…). No entanto, sua lógica central praticamente não mudou. Assim, ficou evidente que sua base de código não suportava muitos dos recursos que os usuários esperam de um centro de notificação nos dias de hoje.

O que mudará?

As notificações Plasma de última geração têm uma nova aparência que ocupa menos espaço na tela. Além disso, existe um modo “não perturbe” disponível e melhores relatórios de progresso. Também há um novo módulo de configurações, melhor histórico/rastreamento de notificações e outros aprimoramentos.

 

A primeira coisa que você notará é que as notificações são muito mais compactas. Haverá um ícone do lado oposto agora e o aplicativo emissor exibido de forma destacada. Tamanhos de fonte também foram simplificados e o título agora pode ser quebrado. Uma mudança importante no comportamento do novo sistema é que as notificações persistentes permanecem na tela até serem descartadas. Isso garante que as notificações importantes e as que exigem interação do usuário, como uma solicitação de emparelhamento de um dispositivo Bluetooth ou do KDE Connect, não passem despercebidas.

Então, quem quiser saber mais sobre o como está este novo sistema de notificação para o Plasma 5.16 podem ler mais no blog de Kai Uwe. É aguardar para ver as mudanças do KDE Plasma 5.16 que terá novo sistema de notificações.

Sair da versão mobile