in

KDE Plasma 5.18 LTS Desktop Environment é oficialmente lançado

Ambiente terá suporte pelos próximos dois anos.

KDE Plasma 5.18.4 LTS traz mais de 40 correções

O Projeto KDE anunciou hoje a disponibilidade do ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 LTS para sistemas operacionais baseados em Linux. Com quatro meses de desenvolvimento, a versão KDE Plasma 5.18 é a segunda série LTS (Long Term Support) do aclamado ambiente de desktop Open Source usado por várias distribuições GNU/Linux, incluindo Kubuntu, KDE neon, Manjaro, openSUSE e muitos outros.

Ele chega dois anos após o KDE Plasma 5.12 LTS, que não receberá mais atualizações de manutenção.

KDE Plasma 5.18 LTS Desktop Environment é oficialmente lançado e virá com:

  • um sistema de notificação renovado;
  • suporte ao portal Flatpak;
  • um recurso Night Color;
  • melhor integração de aplicativos GTK;
  • integração com navegador;
  • páginas de configurações de sistema reprojetadas;
  • suporte para gerenciamento Dispositivos Thunderbolt;
  • e melhorias no gerenciamento de exibição.

Portanto, aqueles que ainda usam o ambiente de desktop KDE Plasma 5.12 LTS em suas distribuições  Linux são encorajados a atualizar para o KDE Plasma 5.18 LTS assim que os novos pacotes estiverem disponíveis nos repositórios de software estáveis. O KDE Plasma 5.18 LTS será suportado pelos próximos dois anos, até fevereiro de 2022.

O que há de novo no Plasma 5.18

Desde o lançamento do KDE Plasma 5.17, o KDE Plasma 5.18 LTS apresenta vários novos recursos e muitas melhorias. Entre eles, há um novo modo Global Edit que substitui a antiga caixa de ferramentas da área de trabalho para facilitar a personalização dos usuários do novo ambiente de desktop Plasma. Pode ser ativado clicando com o botão direito do mouse em qualquer lugar da área de trabalho e selecionando a opção “Personalizar layout”.

Embora seja otimizado para aplicativos KDE, o ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.18 LTS também oferece ótimas melhorias para o uso de aplicativos GTK, especialmente mostrando sombras e redimensionando áreas adequadamente, bem como as configurações padrão para esquema de cores, ícones, fontes, cursores do mouse e muito mais.

Configurações

KDE Plasma 5.18 LTS Desktop Environment é oficialmente lançado

O painel Configurações do sistema recebeu muita atenção durante esse ciclo de desenvolvimento e agora possui uma página opcional de comentários do usuário. Isso permite que eles enviem feedback aos desenvolvedores do KDE, ajudando a equipe a melhorar versões futuras da área de trabalho do Plasma.

Se você decidir compartilhar informações sobre sua instalação conosco, nenhuma das opções permitirá que o sistema envie qualquer tipo de informação pessoal. De fato, o controle deslizante de configurações de Feedback permite que você decida quanto deseja compartilhar com os desenvolvedores do KDE, disse o KDE.

Além da página Feedback do usuário, as Configurações do sistema agora oferecem uma funcionalidade de pesquisa aprimorada, configurações de estilo de aplicativo redesenhadas para facilitar a personalização da área de trabalho, a capacidade de ajustar as animações das janelas e uma página aprimorada para ajudar os usuários a procurar novos temas para a área de trabalho do Plasma.

Notificações

sistema de Notificações também foi aprimorado para mostrar aos usuários quando um dispositivo Bluetooth conectado tem pouca bateria e a capacidade de arrastar e soltar um arquivo baixado da área de notificações para onde você quiser.

Outras melhorias incluem

  • um novo widget da bandeja do sistema para ativar mais facilmente o recurso Night Color;
  • um novo Emoji Selector acessível de qualquer lugar usando o Meta + atalho de teclado;
  • um design mais compacto para o widget Audio Volume System para selecionar mais facilmente o dispositivo de áudio padrão;
  • e informações sobre as condições de vento no widget Weather.

Por último, há um suporte melhor para o dimensionamento fracionário no X11 com menos falhas visuais;

suporte para visualizar as estatísticas da GPU Nvidia no utilitário KSysGuard;

e um gerenciador de pacotes gráfico aprimorado do Plasma Discover que facilita a localização de seus aplicativos favoritos.

Como obter o KDE Plasma 5.18

Embora a área de trabalho do KDE Plasma 5.18 LTS tenha sido lançada hoje, ela está disponível apenas para download como pacotes de origem para serem integradores de sistemas operacionais Linux. Isso significa que usuários comuns precisarão esperar até que os pacotes do Plasma 5.18 cheguem aos repositórios de software estáveis ??de suas distribuições favoritas do GNU / Linux antes de atualizar.

Algumas das primeiras distribuições GNU/Linux a oferecer a área de trabalho do KDE Plasma 5.18 em seus arquivos serão o KDE neon, o Arch Linux, o openSUSE Tumbleweed, o Kubuntu e o Manjaro. Porém, é preciso confirmar que mais distros o receberão nas próximas semanas.

Como esta é uma versão do LTS (Long Term Support), ela receberá muitas atualizações de manutenção durante os próximos dois anos. O primeiro, o Plasma 5.18.1, está programado para a próxima semana, em 18 de fevereiro. No final deste mês, em 25 de fevereiro, o lançamento do Plasma 5.18.2 point chegará com mais correções.

Fonte e imagens: KDE

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

microsoft-revela-que-o-indice-de-cidadania-digital-mundial-atingiu-seu-nivel-mais-baixo-em-4-anos

Microsoft revela que o Índice de Cidadania Digital mundial atingiu seu nível mais baixo em 4 anos

Freespire 6.0 lançado para incentivar usuários do Windows 7 a migrar para o Linux

Freespire 6.0 lançado para incentivar usuários do Windows 7 a migrar para o Linux