in

KDE Plasma 5.18 LTS recebe primeira atualização

Saibam as alterações implementadas e façam imediatamente a atualização.

KDE Plasma 5.18.4 LTS traz mais de 40 correções

A mais recente série de ambientes de área de trabalho do KDE Plasma 5.18 LTS já foi lançada, pois os pacotes do KDE Plasma 5.18.1 começaram a aparecer nos espelhos oficiais. O KDE Plasma 5.18.1 chegou apenas uma semana após o lançamento da série de ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 LTS. O Projeto KDE suportará a versão nos próximos dois anos. Esta é uma atualização de manutenção que traz muitas correções de erros para melhor estabilidade, segurança e confiabilidade.

KDE Plasma 5.18 LTS recebe primeira atualização

KDE Plasma 5.18 LTS recebe primeira atualização

Os destaques da primeira atualização incluem:

  • suporte para acessar o novo modo de edição global para aqueles que fizeram o upgrade do KDE Plasma 5.17 ou de um release anterior e tiveram seus widgets bloqueados;
  • Agora também é possível salvar as alterações feitas na configuração de fonte padrão na página Fontes de Configurações do Sistema.
  • O suporte para aplicativos baseados em Electron (problema de cores da barra de menus) e Chromium (problema de cursores ausentes) usando o tema Breeze GTK3 também foi aprimorado;
  • e o KDE Plasma agora é capaz de detectar mais GPUs AMD com chips GFX9 (Vega).
  • Também foi aprimorada no KDE Plasma 5.18.1 a entrada do mouse nos aplicativos GTK que usam o XWayland;
  • a ordem de empilhamento das janelas ao fechá-las usando o efeito “Presente no Windows”;
  • o nome da sessão do Wayland na tela de login do SDDM e o atalhos de teclado de acordes que começam com Alt + D.

Mais mudanças

Se você estiver usando aplicativos Snap, agora deverá ter uma melhor experiência de instalação. O problema ocorre quando o Snap fica preso no meio da instalação se o usuário cancelar a instalação.

Além disso, esta atualização aprimora as páginas de Configurações do sistema para solicitar aos usuários que confirmem suas alterações ao navegar para longe de uma determinada página.

Vários outros pequenos ajustes foram feitos em várias páginas de Configurações do sistema, como Tela de login e Pesquisa, para melhorar sua usabilidade, bem como no pop-up de notificações ao rastrear o andamento de um trabalho estendido.

Um total de 60 alterações estão incluídas no KDE Plasma 5.18.1 LTS e você pode ver o registro de alterações inteiro aqui.

Como atualizar para o KDE Plasma 5.18.1

Os pacotes de código-fonte do KDE Plasma 5.18.1 estão disponíveis para download agora, na página de anúncios de lançamento. No entanto, é recomendável que a maioria dos usuários atualize para esta versão assim que esses novos pacotes chegarem aos repositórios.

Se você já fez o upgrade para o KDE Plasma 5.18 LTS a partir de uma versão anterior (por exemplo, KDE Plasma 5.17), é recomendável atualizar para o KDE Plasma 5.18.1 para uma melhor experiência.

A próxima atualização de manutenção será o KDE Plasma 5.18.2, atualmente planejado para a próxima semana, em 25 de fevereiro.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.