in

KDE Plasma 5.19 tem melhor suporte a Wayland

Estreia deve ocorrer na próxima semana.

KDE Plasma 5.19 tem melhor suporte a Wayland

Com estreia prevista para a próxima semana, o KDE Plasma 5.19 tem melhor suporte a Wayland anunciado além de muitos outros aprimoramentos.

O desenvolvedor do KDE, Méven Car, escreveu um post de blog descrevendo algumas das melhorias de Wayland encontradas no Plasma 5.19.

Alguns desses pontos já foram destacados no excelente blog de Nate. No entanto, alguns estavam faltando, e eu queria destacar aqueles dedicados a Wayland com mais contexto, afirmou ele.

Graças à maneira como o Wayland é arquitetado, podemos adicionar recursos impossíveis com o servidor X. Por exemplo, no plasma 5.19 em Wayland, você poderá configurar uma velocidade de rolagem para mouses e touchpads.

Entre os trabalhos do Plasma 5.19 + Wayland estão:

KDE Plasma 5.19 tem melhor suporte a Wayland

  • O recorte de subsuperfície é uma das grandes adições;
  • Suporte ao Wayland Tablet Protocol para toque no tablet e pressão da caneta, entre recursos relacionados;
  • O redimensionamento das janelas do XWayland agora é mais suave e semelhante ao da execução da sessão do X11. Mas o X.Org Server 1.21 é realmente necessário para a melhor experiência e ainda não há sinais desse lançamento no horizonte;
  • A biblioteca do KWayland foi dividida em partes de cliente e servidor;
  • O menu global de aplicativos do Plasma agora está trabalhando em Wayland;
  • O gerenciador de tarefas do plasma agora pode apresentar várias janelas do mesmo programa e preservar a ordem de empilhamento;
  • O KRunner está melhor posicionado;
  • A exibição na tela do KScreen agora pode ser usada no Wayland;
  • Várias correções de falhas do KWin resolvidas.

Mas Méven observou em sua postagem no blog

Nosso objetivo é, em parte, fazer com que o Plasma seja executado em Wayland por padrão, permitindo a perfeição de pixels, segurança real no servidor de exibição, melhor desempenho e melhor arquitetura geral.

O caminho ainda é longo para alcançar a paridade de recursos com as veneráveis sessões baseadas em X. Portanto, precisamos de tantas pessoas para ajudar, seja para testar, invadir códigos ou reportar bugs.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.