in

KDE Plasma 5.20 lança versão beta

Veja algumas das novidades do ambiente.

A versão beta do KDE Plasma 5.20 já está na praça. O anúncio é do Projeto KDE. E este parece ser um dos maiores lançamentos relacionados a este ambiente em todos os tempos. Foram vários meses de desenvolvimento. A equipe conseguiu adicionar vários recursos ao longo desse tempo. A versão beta pode ser usada por usuários mais avançados.

São tantas mudanças que talvez seja complicado enumerar todas elas resumidamente. Porém, há aquelas que mais se destacam nesse período de desenvolvimento desta que promete ser uma grande versão do Plasma.

As melhorias começam com uma nova aparência. O ícone do Gerenciador de Tarefas vem com muitas mudanças, um painel padrão um pouco mais espesso, OSDs redesenhados para brilho e volume, melhorias no miniaplicativo Relógio Digital e um novo atalho padrão para mover e redimensionar janelas (Meta + arrastar).

KDE Plasma 5.20 lança versão beta

O suporte ao Wayland continua a ser melhorado. O Plasma 5.20 traz suporte para screencasting, a capacidade de colar coisas em aplicativos KDE usando o clique do meio do mouse. Também há suporte para o aplicativo Klipper para área de transferência, velocidades de rolagem ajustáveis para mouse e touchpad.  A estabilidade foi muito melhorada.

  • As configurações do sistema também foram aprimoradas na próxima versão, agora apresentando notificações para monitoramento SMART e falhas de disco;
  • páginas de Autostart, Bluetooth e Gerenciador de usuários redesenhadas;
  • uma nova página de atalhos que unifica as páginas de atalhos padrão e atalhos globais;
  • suporte para configurar o velocidade do cursor do touchpad;
  • e uma nova opção de equilíbrio de áudio nas configurações de som para ajustar o volume de cada canal de áudio.

Recursos do KDE Plasma 5.20

KDE Plasma 5.20 lança versão beta

A barra de tarefas passa a contar apenas com ícones, semelhante à encontrada nas versões recentes do Windows 10 e do Chrome OS.

O miniaplicativo de relógio digital no canto direito por padrão agora exibe a data por padrão. Agora você pode clicar com o botão do meio no miniaplicativo Notificações ou no ícone da bandeja do sistema para ativar ou desativar o modo Não perturbe.

KDE Plasma 5.20 lança versão beta
KDE Plasma 5.19 vs 5.20. Gerenciador de tarefas de ícone.

Uma barra de tarefas com ícones não é a única mudança visual perceptível. O Plasma 5.20 é fornecido com bolhas de exibição na tela (OSD) redesenhadas. Eles aparecem quando você aciona ações como aumentar/diminuir o volume, aumentar/diminuir o brilho e receber uma reforma ‘menos intrusiva’.

Uma mudança notável que os usuários de laptop apreciarão é a capacidade de definir um limite de carga abaixo de 100% para ajudar a preservar a integridade da bateria (quando compatível).

As configurações do sistema e o centro de informações ganham novos recursos:

  • Veja quais configurações você alterou dos valores padrão
  • Monitoramento e notificações SMART
  • Painel condensado de “atalhos”
  • A velocidade do cursor do touchpad pode ser configurada com mais precisão

Também digno de nota: as páginas AutostartBluetooth e User Manager foram reescritas do zero e reprojetadas para se adequar aos “padrões modernos de interface do usuário”.

KDE Plasma 5.20 lança versão beta

Outras alterações, ajustes e adições incluem:

  • Novo atalho padrão para mover e redimensionar janelas
  • Aplicativos da barra de cabeçalho GTK agora respeitam os botões da barra de título
  • Seja notificado de que seu sistema está prestes a ficar sem espaço
  • O KRunner agora pode fazer uma janela flutuante
  • O miniaplicativo Device Notifier pode mostrar todos os discos, não apenas os removíveis

Completando o lançamento está o melhor suporte ao Wayland.

Sim, sim: todo lançamento diz isso, mas desta vez as mudanças devem ser mais pronunciadas e óbvias. Por exemplo, agora você pode clicar com o botão do meio para colar o conteúdo da área de transferência, a velocidade de rolagem do mouse e do touchpad é ajustável e a projeção de tela funciona.

Gerenciador de Tarefas mostra miniaturas de janela ao passar o mouse sobre um ícone; O travamento do Wayland não leva mais toda a área de trabalho com ele; e o Krunner aparece onde você esperava ao usar um painel superior.

O KDE Plasma 5.20 será baseado no Qt 5.15 e no KDE Frameworks 5.74.

Como Obter Plasma 5.20

O KDE Plasma 5.20 ainda está em desenvolvimento, mas a versão final e estável estará disponível para download como código-fonte no site do KDE em meados de outubro.

O KDE Neon irá provavelmente disponibilizar a versão para os usuários assim que possível, enquanto os fãs do Kubuntu Backports PPA podem encontrar a versão empacotada para o Kubuntu 20.10, fornecendo dependência do Qt.

Para obter mais detalhes, verifique o changelog completo e o anúncio oficial de lançamento. São mais de 500 mudanças que você poderá acompanhar em detalhes. Quem quiser experimentar basta seguir as instruções fornecidas pelo Projeto KDE.

O lançamento final do ambiente de desktop KDE Plasma 5.20 é esperado para 13 de outubro de 2020. Até lá, se você é um fã do desktop Plasma, a recomendação é atualizar para a versão mais recente do KDE Plasma 5.19.5.