in

KDE Plasma 5.20 tem mais correções no Wayland

Veja todas as mudanças.

Enquanto o KDE Plasma 5.19 já está em boa forma com relação à sua sessão de Wayland, o Plasma 5.20 procura oferecer um suporte ainda melhor para esse ambiente nativo de Wayland, juntamente com muitas outras melhorias.

O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, divulgou um resumo semanal com os destaques do desenvolvimento da semana. Desta vez, há um número razoável de correções e melhorias em Wayland, juntamente com outros trabalhos.

KDE Plasma 5.20 tem mais correções no Wayland

  • Várias melhorias no Elisa music player;
  • O Konsole possui um novo recurso ativado por padrão para fornecer um destaque sutil para novas linhas que aparecem quando a saída do terminal está rolando rapidamente;
  • Os ícones da bandeja do sistema KDE serão agora redimensionados automaticamente para caber, independentemente da espessura;
  • O Dolphin agora respeita as preferências em relação ao comportamento ao abrir arquivos executáveis;
  • Várias correções HiDPI;
  • Muitas correções de Wayland por toda parte.

Novas características

O Elisa agora permite exibir opcionalmente todos os gêneros, artistas ou álbuns na barra lateral, abaixo de outros itens:

A lista de reprodução de Elisa agora exibe o progresso da música atualmente em execução

Correções de bugs e melhorias de desempenho

Apesar da correção acima, algumas dessas linhas separadoras têm 1px de altura e outras 2px. Este é um fator inevitável até agora causado pelo uso de um fator de escala fracionário no X11. Já está melhor em Wayland e estou investigando se há algo que possamos fazer lá no X11 também, mas essa legenda já é longa demais para mais explicações do que isso!, disse Grahan.

Corrigida uma grande variedade de falhas no plasma, em particular com o widget Monitor térmico.

Melhorias na interface do usuário

O KRDC agora exibe cursores apropriados do lado do servidor no VNC, em vez de um pequeno ponto com o cursor remoto atrasado:

O widget Disk Usage agora se parece mais com o Plasma 5.18 e versões anteriores (mas ainda usando o novo e elegante back-end, é claro);

Ao usar a configuração “Aumentar o volume máximo” e definir o volume acima de 100%, a porcentagem exibida para o nível de volume atual agora muda de cor para mostrar que o volume é realmente muito alto;

A antiga página obsoleta dos Emoticons das Configurações do sistema não existe mais;

A página Atalhos das configurações do sistema não mostra mais categorias misteriosas, como “KDE Daemon” ou “Configurações do sistema”, para ações aparentemente não relacionadas, e agrupa todas elas em uma nova categoria chamada “Serviço de atalhos personalizados”

A lista de usuários nas telas de bloqueio e login não pode mais ser arrastada sem sentido quando há apenas um usuário.

A lista completa dos destaques da semana pode ser encontrada no blog de Nate.