in

KDE Plasma 5.21.3 melhora o novo aplicativo de monitor de sistema e suporte para aplicativos GTK

KDE tem mais correções do Wayland

O Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.21.3 como a terceira atualização de manutenção para sua última série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.21. Esta versão corrige mais bugs e melhora os componentes existentes. O KDE Plasma 5.21.3 melhora o novo aplicativo de monitor de sistema e suporte para aplicativos GTK.

- Anúncios -

O KDE Plasma 5.21.3 chega apenas duas semanas após o KDE Plasma 5.21.2 e está aqui para melhorar o novo aplicativo Plasma System Monitor que finalmente substituirá o antigo aplicativo de monitor de sistema KSysGuard por padrão no próximo lançamento do KDE Plasma 5.22, com lançamento previsto para junho próximo.

Essas melhorias no novo aplicativo Plasma System Monitor permitem que:

  • você mova um widget dentro de uma página;
  • o aplicativo lembre-se de seu texto de filtro ao sair da visualização filtrada e, em seguida, volte e faça com que o texto nas colunas da tabela sempre se alinhe corretamente verticalmente com todas as fontes.

Além disso, o novo aplicativo Plasma System Monitor recebeu algumas correções de bugs que resolvem travamentos que podem ocorrer no Wayland ou quando a janela foi mantida minimizada por um longo período de tempo, o ridículo pequeno tamanho das janelas de estilos de gráficos visuais resultantes, a renderização incorreta de a caixa de seleção da caixa de diálogo “Sair do aplicativo” ao usar certas fontes, bem como pequenas falhas visuais na caixa de diálogo “interromper um processo”.

Relacionado a essas melhorias do aplicativo Plasma System Monitor, a atualização KDE Plasma 5.21.3 também melhora os widgets do System Monitor para atualizar corretamente seus títulos e mostrar imediatamente as alterações iniciadas pelo usuário, habilite o “botão Aplicar” nas configurações de qualquer um do System Monitor widgets e fazer com que a configuração “Quantidade de histórico a ser mantida” nos widgets do Monitor do Sistema e no novo aplicativo Monitor do Sistema de Plasma funcionem corretamente.

KDE Plasma 5.21.3 melhora o novo aplicativo de monitor de sistema e suporte para aplicativos GTK

KDE Plasma 5.21.3 melhora o novo aplicativo de monitor de sistema e suporte para aplicativos GTK

O suporte para aplicativos GTK também foi melhorado no KDE Plasma 5.21.3 alinhando a altura dos menus em todos os aplicativos GTK com aqueles em aplicativos KDE e Qt, bem como para forçar a exibição de aplicativos GTK que dependem da nova biblioteca Libhandy seus headerbars superiores com a altura certa.

Entre outras mudanças dignas de nota, esta atualização do KDE Plasma 5.21 permite definir uma taxa de repetição do teclado superior a 50 eventos-chave por segundo e até 100, torna a configuração “Forçar DPI da fonte” utilizável no Wayland para contornar a escala fracionária borrada e melhorar efeito de foco para botões nas telas de bloqueio, login e logout.

Também foi aprimorado o tema Breeze Dark Global, que agora aplica corretamente o esquema de cores e a tela inicial, e os botões inferiores em várias páginas de Configurações do sistema, que não são mais cortados ao usar um idioma do sistema com um texto longo ou ao usar o Plasma Móvel.

Existem mais de 100 alterações incluídas neste lançamento pontual e você pode verificar o changelog completo. A atualização do KDE Plasma 5.21.3 chegará em breve nos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux de lançamento contínuo favorita, incluindo KDE neon, Arch Linux ou openSUSE Tumbleweed. Então, certifique-se de atualizar para este lançamento pontual o mais rápido possível se você estiver usando o ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.21 mais recente.

9to5 Linux

Fedora 35 procura usar Debuginfod por padrão

Fedora Linux 34 terá suporte para touchpads haptics e atualizações para aplicativos Flatpak

Lançado laptop "Pangolin" Linux da System76

Lançado laptop “Pangolin” Linux da System76