KDE Plasma 5.22.1 melhora a sessão Wayland para sistemas NVIDIA e AMD

KWin do KDE refaz seu código DRM e traz muitas outras melhorias

Nem bem estreou e já atualizou. O Projeto KDE acaba de lançar o KDE Plasma 5.22.1 e esta versão melhora a sessão Wayland para sistemas NVIDIA e AMD, o que deve trazer muitos ganhos de performance aos usuários. Assim, a nova versão chegou para corrigir vários problemas e melhorar as funcionalidades. Esta versão chegou com apenas uma semana de diferença da principal. Portanto, inclui melhorias para a sessão do Plasma Wayland para detectar telas adicionais em configurações NVIDIA e AMD multi-GPU, bem como para desfocar o fundo transparente atrás de alternadores de tarefas.

Este primeiro lançamento pontual para o KDE Plasma 5.22 também melhora o novo aplicativo Plasma System Monitor para abrir a visualização “Obter novas páginas” em uma sobreposição em vez de uma coluna estreita. Por outro lado, do mesmo modo, torna o widget Network Speed, a fonte de dados meteorológicos do widget Weather da BBC e personalizado os atalhos para “Percorrer os aplicativos”.

KDE Plasma 5.22.1 melhora a sessão Wayland para sistemas NVIDIA e AMD

Além disso, o KDE Plasma 5.22.1 melhora a página Pesquisa de arquivos nas configurações do sistema para não exibir mais um cabeçalho duplicado estranho, renova a página de inicialização automática nas configurações do sistema para mostrar corretamente o ícone para aplicativos de inicialização e melhora as sombras das janelas maximizadas em configurações de várias telas.

O KDE Plasma 5.22.1 inclui 39 mudanças. Então, verifique o changelog completo para mais detalhes. Enquanto isso, aguarde a chegada da nova versão do desktop KDE Plasma 5.22 em sua distribuição GNU/Linux e atuaalize assim que for possível.

KDE Plasma 5.23 promete um novo estilo de tema Breeze


Embora tenhamos todos esses avanços em relação ao
KDE Plasma 5.22 o trabalho em torno do KDE Plasma 5.23 já começou. Como sempre, este ambiente promete novos recursos e melhorias. Quem revelou a primeira grande mudança foi o desenvolvedor do KDE Nate Graham. Estamos falando de um novo tema Breeze, que terá novo estilo para vários botões, incluindo aí botões de rádio, caixas de seleção, itens do menu, além de controles deslizantes, entre vários outros itens.

Não só isso irá fornecer uma experiência de Plasma mais bonita, mas também mais livre de erros, uma vez que o novo estilo de tema do Breeze resolve alguns problemas de estilo antigos, como os controles deslizantes do Breeze se tornando invisíveis ao selecionar o widget principal ou a cor do botão padrão de uma caixa de diálogo não sendo mais visualmente óbvio.

Ainda há muito tempo para ajustar a aparência final conforme necessário, mas no geral acho que é muito bom e espero que você esteja animado com isso como eu, disse o desenvolvedor Nate Graham.

O novo estilo de tema Breeze foi implementado pelo desenvolvedor Jan Blackquill, seguindo as maquetes criadas por Manuel Jesus de la Fuente e outros membros do KDE VDG. Este trabalho estará disponível como parte do próximo lançamento do KDE Plasma 5.23 em 12 de outubro de 2021

O novo KDE Plasma 5.23 trará muitos outros novos recursos e melhorias, como uma página de Regras da Janela muito mais rápida nas Configurações do Sistema ao usar muitas regras de janela. 

Via 9to5Linux

Sair da versão mobile