Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

31/08/2021 às 16:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

KDE Plasma 5.22.5 lançado com várias correções de bugs

KDE Plasma 5.22.5 lançado com várias correções de bugs

O Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.22.5. Então, como a numeração indica, esta é a quinta e última atualização da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.22 mais recente, adicionando uma última camada de correções de bugs e melhorias.

O KDE Plasma 5.22.5 está aqui como o último lançamento pontual da série. Aprimora o utilitário Monitor do Sistema para exibir corretamente as informações do endereço IPv4 quando o IPv6 está desabilitado. Além disso, a função “Exportar Página” deve funcionar como deveria. Por outro lado, houve uma melhora nos Painéis de Plasma para usar os gráficos de tema específicos de borda corretos, se disponíveis. Do mesmo modo, houve melhora na maximização da janela e os efeitos de tela inteira para fazer o fade cruzado novamente.

KDE Plasma 5.22.5 lançado com várias correções de bugs

KDE Plasma 5.22.5 lançado com várias correções de bugs

Também foi aprimorado nesta versão o widget Relógio digital. Nele, o cabeçalho do pop-up do calendário agora parece corretamente no modo de texto da direita para a esquerda (RTL) e torna a lista de fusos horários rolável. Além disso, a atualização do KDE Plasma 5.22.5 melhora o gerenciador de pacotes gráfico do Plasma Discover. Assim, alguns de seus elementos de interface do usuário exibirm teclas de atalho em suas dicas de ferramentas.

Para usuários de tela sensível ao toque, a nova versão do KDE Plasma 5.22 adiciona a capacidade de mover, configurar e remover miniaplicativos do Painel do Plasma quando no modo de edição e torna o tamanho dos ícones na sobreposição que aparece ao pressionar e segurar em uma área de trabalho widget com um dedo mais apropriado para interação de toque. Isso será útil para usuários de Plasma Mobile.

Outras mudanças importantes

A atualização do KDE Plasma 5.22.5 corrige uma regressão nos botões de decoração da janela do tema Breeze que pode afetar sua renderização nas janelas da barra de cabeçalho GTK CSD, corrige algumas regressões recentes no emulador de terminal suspenso Yakuake para não piscar mais em azul quando é fechado e corrige um problema com a dica de ferramenta para o botão Girar em widgets que impediam o botão Configurar de ser usado.

Por último, as setas da barra de rolagem atualizaram aplicativos baseados em QtQuick. Assim, podem exibir a cor correta ao passar o cursor do mouse. Do mesmo modo, as dicas do Gerenciador de Tarefas receberam atualização para que os aplicativos fixados desaparecessem ao mover o cursor do mouse sobre eles. Por fim, as “Alternativas” do Plasma pop-up receberam atualização para não permitir que rótulos longos transbordem visualmente.

Para mais detalhes sobre as mudanças incluídas no lançamento pontual do KDE Plasma 5.22.5, verifique o changelog completo. Enquanto isso, se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma 5.22 mais recente em sua distribuição GNU/Linux, fique de olho nos repositórios de software para os pacotes 5.22.5 e atualize suas instalações assim que estiverem disponíveis para um melhor e mais experiência de desktop Plasma estável.

Este é o último lançamento pontual da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.22. Portanto, significa que agora resta esperar pelo próximo grande lançamento, o KDE Plasma 5.23. Ele está previsto para chegar em 12 de outubro de 2021, com vários novos recursos e melhorias.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.