KDE Plasma 5.24.5 LTS tem mais melhorias no Plasma Wayland

Claylson Martins
6 minutos de leitura

O Projeto KDE anunciou a chegada do KDE Plasma 5.24.5 e desta vez, ele tem ainda mais melhorias no Plasma Wayland, além de muitas correções de bugs. Pela numeração, é possível concluir que esta é a quinta atualização de manutenção da mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.24 LTS. Sendo assim, traz ainda mais melhorias e corrigindo bugs irritantes.

Esta versão vem cinco semanas após o KDE Plasma 5.24.4. Então, a atualização do KDE Plasma 5.24.5 está aqui com ainda mais melhorias na sessão do Plasma Wayland e correções de bugs. Por exemplo, ele adiciona uma correção para uma falha do KWin que poderia ocorrer quando a tela estava bloqueada. Há também uma correção para várias falhas visuais ao desbloquear a tela. Além disso, melhora a regra da janela “Áreas de trabalho virtuais” do KWin para funcionar conforme o esperado. Por fim, temos uma correção para um bug travando aplicativos SDL (por exemplo, jogos) ao desconectar um monitor externo.

Além disso, o KDE Plasma 5.24.5 inclui:

KDE Plasma 5.24.5 LTS tem mais melhorias no Plasma Wayland
KDE Plasma 5.24.5 LTS tem mais melhorias no Plasma Wayland.
  • uma correção para outro bug que pode travar a janela do KWin e o gerenciador de composição quando um monitor USB-C conectado desperta do estado de economia de energia;
  • uma correção para outro bug de travamento do KWin que pode ocorrer quando um aplicativo se comporta mal;
  • bem como outro problema que faz com que o KWin falhe ao alterar a configuração da tela de determinadas maneiras, como girar e mover a tela sem alterar a taxa de atualização.

Do mesmo modo, a sessão Plasma Wayland foi aprimorada para adicionar a cor de fundo laranja “precisa de atenção” do X11 no ícone da janela no Gerenciador de Tarefas para janelas que solicitam ativação usando o protocolo oficial de ativação Wayland.

Se você encontrar um aplicativo que não recebe o fundo laranja no ícone do Gerenciador de Tarefas quando não é ativado (por exemplo, ao clicar em uma notificação enviada pelo Thunderbird ou Telegram), isso significa que o aplicativo em questão não implementa o protocolo de ativação em tudo, e deveria! Então vá relatar isso aos seus desenvolvedores, disse o desenvolvedor Nate Graham.

KDE Plasma 5.24.5 LTS tem mais melhorias no Plasma Wayland

O gerenciador de pacotes Plasma Discover também recebeu aprimoramentos na versão KDE Plasma 5.24.5. Isso vai permitir a instalação de atualizações para pacotes que possuem várias arquiteturas disponíveis. Do mesmo modo, vai melhorar o suporte para aplicativos Flatpak corrigindo uma falha visual com o botão “Instalar”. Isso depois de instalar um aplicativo e resolver uma falha que pode ocorrer ao visitar a página Instalado de um aplicativo Flatpak quando o back-end Flatpak é ativado com certos tipos de controles remotos Flatpak.

O KDE Plasma 5.24.5 também melhora o widget do Menu Global para funcionar corretamente ao habilitar seu modo opcional “seja um menu de hambúrguer” e para não exibir mais menus ocultos para determinados aplicativos, melhora o widget de bateria para sempre aparecer na bandeja do sistema após o login , atualiza o widget Comics para funcionar conforme o esperado e adiciona a capacidade de excluir a barra lateral do Widget Explorer quando ela é fechada na tentativa de economizar mais memória.

Além disso, adiciona suporte para ícones da área de trabalho para lembrar suas posições por resolução e garante que os ícones da área de trabalho organizados manualmente não sejam mais redefinidos para um modo de classificação alfabética ao reiniciar o computador e melhora as cores de destaque para não escurecer mais quando usando um esquema de cores de base escura.

Por outro lado, o KDE Plasma 5.24.5 melhora ainda mais o suporte para monitores para que eles não liguem em loop após conectá-los, permite que todos os usuários alterem os aplicativos na seção Favoritos dos menus de aplicativos Kickoff e Kicker, preservando as alterações durante a reinicialização e corrige o atalho de teclado Meta+[número] para ativar as tarefas do Gerenciador de Tarefas para funcionar conforme o esperado em todos os cenários possíveis.

Por último, esta versão melhora a funcionalidade de pesquisa do Plasma no KRunner, no inicializador de aplicativos e no modo Visão geral para também retornar correspondências que são arquivos de texto, corrige o botão “Alterar papel de parede…” na página Configurações rápidas das configurações do sistema para funcionar quando houver várias atividades habilitadas e aborda uma falha aleatória do Plasma que pode ocorrer quando há mais de um aplicativo com várias janelas abertas e você interage com uma de suas dicas de ferramentas do Gerenciador de Tarefas.

Algumas falhas visuais com o pop-up da pasta também foram corrigidas para permitir uma célula de grade adicional, o teste de subwoofer do widget Plasma Audio Volume Control foi corrigido e muitos outros problemas menores foram corrigidos para tornar a série de ambiente de desktop KDE Plasma 5.24 LTS mais confiável e estável. Para leitura extra, confira o changelog completo, que inclui detalhes de todas as 73 alterações incluídas na atualização do KDE Plasma 5.24.5.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.