KDE Plasma 5.24 será a próxima versão LTS

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Os fãs do desktop KDE Plasma acabam de receber boas notícias. É que o próximo grande lançamento, o Plasma 5.24, será uma série LTS (Long-Term Support). Então, isso significa que esta série terá mantida por cerca de, pelo menos, 18 meses. Assim, o KDE Plasma 5.24 promete muitas novidades e será a próxima versão LTS deste ambiente de desktop.

Portanto, o KDE Plasma 5.24 (atualmente em teste beta público) está definido para ser a próxima versão LTS do aclamado e amplamente utilizado ambiente de desktop para distribuições GNU/Linux. Além disso, vai substituir a série KDE Plasma 5.18 LTS, que chegou ao fim da vida útil em outubro de 2021.

KDE Plasma 5.24 estará disponível a partir de fevereiro e será a próxima versão LTS

KDE Plasma 5.24 será a próxima versão LTS

A previsão é de que esteja disponível a partir do dia 8 de fevereiro de 2022, dois anos após o lançamento do Plasma 5.18 LTS. Assim, a série Plasma 5.24 LTS promete novos recursos interessantes. Entre os destaques, podemos falar sobre o suporte para leitores de impressão digital para desbloquear a tela ou autenticar em aplicativos que exigem senha de administração ou com o comando de linha sudo.

Ele também promete um novo efeito de Visão geral. Isso permite controlar seus espaços de trabalho virtuais e encontrar resultados de pesquisa do KRunner, tudo em um só lugar. Do mesmo modo, haverá mais melhorias no Plasma Wayland, um tema Breeze muito aprimorado, um design mais moderno para o gerenciador de senhas “Plasma Pass”, melhor suporte para GPUs NVIDIA e muito mais.

De acordo com o Projeto KDE, o Plasma 5.24 LTS receberá atualizações de manutenção feitas até o início do desenvolvimento da série KDE Plasma 6, quando uma nova e final versão do Plasma 5.x será marcada como LTS.

Novamente, isso é uma notícia incrível para usuários e mantenedores de distro que desejam usar um ambiente de desktop KDE Plasma com suporte de longo prazo em seus sistemas. Por exemplo, as próximas distribuições Kubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e openSUSE Leap 15.4 serão enviadas com o Plasma 5.24 LTS.

Como uma versão LTS, o KDE Plasma 5.24 terá atualizações de manutenção. Portanto, fornecem correções de bugs e mudanças importantes por um período considerável, até outubro de 2023. Quanto ao KDE Plasma 6, eu pessoalmente mal posso esperar para ver o que os desenvolvedores do KDE têm reservado para nós no próximos meses.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.