KDE Plasma 5.25 traz melhorias importantes para KWin e otimizações contínuas de Wayland

Melhorias importantes estão chegando ao Kwin no novo KDE Plasma 5.25 que também traz otimizações contínuas de Wayland. Então, com o Plasma 5.25 agora sob um soft freeze de recursos antes de seu lançamento oficial no próximo mês, os desenvolvedores do KDE estão se concentrando na correção de bugs, além de falar mais sobre todas as mudanças que conseguiram neste ciclo.

O desenvolvedor do KDE, Vlad Zahorodnii, publicou uma postagem no blog descrevendo todas as melhorias do compositor e gerenciador de janelas do KWin que os usuários poderão desfrutar com o Plasma 5.25.

Já passamos do congelamento de recursos do próximo lançamento do Plasma, então é um bom momento para voltar atrás e dar uma olhada no trabalho que foi feito no KWin durante o ciclo de desenvolvimento 5.25.

KDE Plasma 5.25 traz melhorias importantes para KWin e otimizações contínuas de Wayland

O KWin do Plasma 5.25 está trazendo suporte aprimorado para gestos, kwayland-server e KWin foram mesclados, reescrevendo mais efeitos de desktop em QML, um novo efeito de mesclagem, melhorias de composição, melhorias de screencast, refatoração de código de gerenciamento de janela e muito mais.

A fusão do KWin e do KWayland-Server facilitará o suporte ao novo protocolo Wayland e permitirá a correção de alguns problemas de design no futuro.

Muito foco foi colocado na melhoria da integração de gestos na sessão Wayland. Na versão 5.24, o efeito de grade da área de trabalho obteve suporte para gestos em tempo real. Na versão 5.25, o suporte para gestos em tempo real foi expandido. Efeitos como slide, abertura de janela (anima janelas ao fazer a transição para o modo “mostrar área de trabalho”) e visão geral agora suportam animações que “seguem os dedos”.

O trabalho de screencasting para o Plasma 5.25 agora permite a captura de uma região retangular da tela caso queira simplesmente lançar uma porção/janela desejada e não a tela inteira. O trabalho de composição no Plasma 5.25 incluiu a refatoração do back-end do DRM e abstrações de composição e outras melhorias de engenharia. Uma otimização específica é o manuseio mais eficiente de janelas invisíveis no Wayland.

Se você precisar implementar um protocolo Wayland, adicione os wrappers correspondentes no KWayland e, em seguida, implemente o protocolo no KWin. No entanto, ser KDE Frameworks começou a apresentar problemas. 

O KDE Frameworks fornece fortes garantias de compatibilidade de API e ABI, o que é muito atraente para os consumidores, mas pode ser uma grande fonte de dor de cabeça para os desenvolvedores. 

Por exemplo, se algumas decisões ruins de design foram feitas, você não pode simplesmente voltar e corrigir os erros, você vai viver com isso até o próximo lançamento da versão principal, quando não há problema em fazer alterações importantes. 

Foi o que aconteceu no KWin e no KWayland, fizemos algumas escolhas ruins de design que nos atacaram e eventualmente resultaram em um período de dívida técnica.

Saiba mais sobre as melhorias do KWin no Plasma 5.25 no blog do Vlad.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile