KDE Plasma 5.26.5 corrige sessão do Plasma Wayland

Esta atualização também corrige vários bugs no Plasma Workspace, Plasma Mobile, KWin e outros componentes principais.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.26.5 como a quinta e última atualização de manutenção para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.26. Então, podemos esperar várias correções de bugs e aprimoramentos dos recursos existentes. O principal destaque no KDE Plasma 5.26.5 é que ele corrige sessão do Plasma Wayland.

O KDE Plasma 5.26.5 está aqui cinco semanas após a atualização do KDE Plasma 5.26.4 para corrigir mais erros de sessão do Plasma Wayland, incluindo uma falha do KWin ao conectar um laptop a uma docking station, um problema que impedia o funcionamento de monitores externos ao usar vários ARM dispositivos alimentados por GTK, bem como a capacidade de selecionar texto em aplicativos GTK ao desabilitar a colagem com o botão do meio.

Com esta atualização, o KDE Plasma não exibe mais notificações críticas nos efeitos Visão geral, Janelas atuais e Grade da área de trabalho. Além disso, melhora a rolagem na folha de lista de idiomas na página Região e idioma em Configurações do sistema.

KDE Plasma 5.26.5 corrige sessão do Plasma Wayland e outros recursos

Também foi aprimorado o efeito Blend Changes, que agora ignora as janelas de tela inteira em primeiro plano. Isso resulta em uma experiência de reprodução de vídeo em tela cheia mais suave quando, por exemplo, o papel de parede muda ao usar a configuração “Cor de destaque do papel de parede” e um papel de parede de apresentação de slides.

KDE Plasma 5.26.5 corrige sessão do Plasma Wayland

No Plasma Workspace, os Painéis receberam margens flutuantes para evitar transbordamento de conteúdo ao flutuar. Além disso, o applet Plasma NetworkManager (plasma-nm) agora se conecta a redes pessoais WPA3.

Para a IU do Plasma Mobile, esta atualização melhora o Action Drawer para usar uma lógica de painel widescreen mais simples e com melhor desempenho sem recorte, usar animações Expo para movimento do painel e corrigir texto preto mesmo quando a opacidade estiver definida como 0.

Mais de 50 problemas corrigidos

Há um total de 55 alterações incluídas no lançamento do KDE Plasma 5.26.5, então confira o changelog completo para leitura extra e outros detalhes técnicos. Enquanto isso, fique de olho nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux para os pacotes KDE Plasma 5.26.5 e atualize sua instalação o mais rápido possível.

O KDE Plasma 5.27 será o próximo grande lançamento da série Plasma 5, previsto para o Dia dos Namorados (14 de fevereiro). Até lá, a versão beta estará disponível para testes públicos ainda este mês, no dia 19 de janeiro.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.