KDE Plasma 5.27.3 é lançado com várias melhorias e correções de falhas

Novo recurso do KDE Plasma 5.27.3 ativa a luz noturna em dispositivos ARM que não suportam Gamma LUTs

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.27.3. Esta é a terceira atualização de manutenção para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS e ela vem com mais melhorias e correções de falhas.

KDE Plasma 5.27.3

O KDE Plasma 5.27.3 está sendo lançado duas semanas após o KDE Plasma 5.27.2 e habilita o recurso Night Color em dispositivos ARM que não suportam Gamma LUTs, mas suportam Color Transform Matrices, como o Acer Spin 513 Chromebook com um Qualcomm Snapdragon 7c SoC.

A sessão Plasma Wayland continua a ser aprimorada, e o KDE Plasma 5.27.3 vem com uma melhoria na tela de login do SDDM para telas sensíveis ao toque que também foi implementada no pacote de software KDE Frameworks 5.104 lançado na semana passada. Com essa adição, os usuários podem abrir o teclado virtual tocando em seu botão e rolar a lista de layout do teclado com um gesto de deslizar.

Além disso, o screencasting também foi aprimorado para o Plasma Wayland, impedindo a troca de canais de cores vermelho e azul, bem como o histórico da área de transferência para permitir que você copie o texto com uma única ação de cópia em vez de duas quando estiver definido para apenas um item. E não é só isso. O Plasma Wayland recebeu uma correção que pode travar alguns aplicativos quando um monitor entra no modo de espera.

kde-plasma-5-27-3-e-lancado-com-varias-melhorias-e-correcoes-de-falhas

Mais melhorias adicionadas na nova versão

O KDE Plasma 5.27.3 também implementa um tempo limite de suspensão de 15 minutos para inatividade por padrão para novos usuários. Além disso, ele gera corretamente perfis de energia para notebooks conversíveis e aborda uma falha no gerenciamento de energia em algumas configurações de várias telas.

A nova versão também melhora o suporte para aplicativos GTK com o tema Breeze, exibindo corretamente os botões de imagem e os botões vinculados, bem como as linhas de botões nas páginas do aplicativo Discover para se tornarem colunas para janelas estreitas ou em dispositivos móveis. Além disso, o KDE Plasma 5.27.3 não usa mais a nova caixa de diálogo “Abrir com” baseada no portal para aplicativos que não usam o portal (por enquanto) e corrige um problema com os ícones da área de trabalho para a atividade atual, onde eles se reorganizariam de maneira inadequada em configurações de várias telas ao alterar o conjunto de telas conectadas.

Existem várias outras correções de falhas menores incluídas na atualização do KDE Plasma 5.27.3, portanto, verifique o changelog completo para obter mais detalhes. A próxima atualização de manutenção, KDE Plasma 5.27.4, está planejada para 4 de abril de 2023.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.