KDE Plasma 5 e 6 corrige bugs no X11

Confira os principais detalhes.

O grande desenvolvedor do KDE, Nate Graham, lançou seu último resumo semanal de desenvolvimento para destacar todo o trabalho nas correções do Plasma 5 e, em seguida, o trabalho contínuo de recursos em relação ao Plasma 6.0. Assim, o KDE Plasma versões 5 e 6 corrige bugs no X11.

Nate Graham comentou em sua recapitulação semanal que está tendo que usar a sessão X11 Plasma 6 desde que a sessão Plasma 6 Wayland atualmente é “muito instável para que eu me sinta produtivo”. Mas em seu uso da sessão X11 Plasma 6, ele agora descobriu que é “pouco mais bugado do que a sessão Plasma 5 X11. É realmente muito bom neste ponto.” Isso é um bom sinal para a estabilização geral dos fundamentos do Plasma 6 e esperamos que o suporte à sessão Wayland fique melhor em breve.

Os desenvolvedores do KDE recentemente concluíram uma grande refatoração das APIs de widget do Plasma 6 para modernizá-las e melhorar a arquitetura em geral.

KDE Plasma 5 e 6 corrige bugs no X11.

Veja o que ele disse em sua postagem:

KDE Plasma 5 e 6 corrige bugs no X11.

Esta semana, o Plasma 6 passou por uma grande refatoração nas APIs fundamentais do widget Plasma para modernizá-las e tornar mais difícil a introdução de erros ao desenvolver novos widgets. Como quase tudo no Plasma é um widget, isso exigiu muitas mudanças e controle de qualidade. 

Depois de um mês de trabalho, está pronto! O lado voltado para o usuário é nulo (idealmente ninguém notará nada), mas há algumas mudanças que os desenvolvedores precisam estar cientes para portar seus widgets. 

A maioria dos widgets já precisava ser portada de qualquer maneira devido às mudanças do Qt, mas espero que isso não acrescente muito mais. Um guia de portabilidade já foi escrito e pode ser encontrado aqui. Este trabalho foi feito por Marco Martin, comigo fornecendo suporte QA.

Sobre esse assunto, nos organizamos muito mais sobre o Plasma 6 esta semana. Agora rastreamos o status centralmente em uma nova página wiki que mostra os problemas pendentes e as mudanças notáveis. Estou começando a sentir que vejo uma luz no fim do túnel! Embora eu tenha usado a sessão X11 Plasma 6 porque a Wayland ainda é um pouco instável demais para eu me sentir produtiva, a sessão X11 agora parece um pouco mais complicada do que a sessão Plasma 5 X11. É realmente muito bom neste momento.

Isso surgiu nos tópicos de comentários da postagem da semana passada, mas quanto mais pessoas testarem e contribuírem com o Plasma 6, melhor será a versão final. O Neon Unstable agora oferece o Plasma 6 por padrão, tornando-o uma boa plataforma de teste para os aventureiros. Especialmente se você tiver uma configuração altamente personalizada ou usar hardware exótico, experimente e envie relatórios de erros! Certifique-se de aplicar a qt6palavra-chave “ ” a eles.

Algumas das outras mudanças que aconteceram esta semana incluíram:

  • Ao usar escala fracionária com a sessão Plasma Wayland, você não deve mais ver falhas de linha “em todo o lugar”.
  • Em Plasma Wayland, ao adicionar um segundo layout de teclado, o ícone da bandeja do sistema de layout de teclado agora aparece imediatamente.
  • Melhorias significativas na interface do usuário para Skanpage.

Mais detalhes sobre o progresso do KDE para esta semana podem ser encontrados no blog de Nate.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile