KDE Plasma 6.0 prova ser diferente do lançamento do Rocky KDE 4

O KDE Plasma 6 acaba de chegar.

O novo KDE Plasma 6.0 que acaba de chegar prova ser diferente do lançamento do Rocky KDE 4. Nate Graham está com sua atualização tardia de fim de semana para destacar toda a atividade de desenvolvimento interessante do KDE para a semana. Esta semana, é claro, vimos o lançamento do KDE MegaRelease 6 com Plasma 6.0, KDE Gear 24.02 e KDE Frameworks 6.0 a reboque.

Após o lançamento, Graham caracteriza o Plasma 6.0 como estando em boa forma e o controle de qualidade extra compensando. Ele comentou: “Espero que isso ajude a banir aquelas memórias dolorosas do KDE 4, agora com 16 anos. É um novo KDE agora. Mais duro, melhor, mais rápido, mais forte!”

Ele observou que o lançamento do KDE Neon com o Plasma 6.0 foi um pouco difícil, mas esses problemas estão sendo superados. Enquanto o Plasma 6.0 está fora de porta, eles já estão ocupados trabalhando no Plasma 6.1 e versões futuras.

Alguns dos novos trabalhos incluem:

  • Um novo efeito KWin “ocultar cursor” para ocultar o cursor após períodos de inatividade.
  • Uma nova opção de Configurações do Sistema para permitir que o XWayland espione os botões do mouse.
  • Uma melhor interface do usuário para mostrar widgets incompatíveis com o Plasma 6.
  • Um aviso claro ao tentar ativar o novo efeito de área de trabalho do cubo do KDE com menos de quatro desktops virtuais ativados.
  • Os aplicativos baseados em Kirigami têm uma animação aprimorada ao passar de uma página para outra.
  • O modo de tela cheia do VLC funcionará com o Plasma 6.0.1.
  • Corrigido uma fonte de congelamentos de tela breve sob X11 será lançado com o Plasma 6.0.1.
  • A correção de uma falha aparentemente aleatória no Plasma também é corrigida para o Plasma 6.0.1.
  • Muitas outras correções chegando para o Plasma 6.0.1.

KDE Plasma 6.0 prova ser diferente do lançamento do Rocky KDE 4

“Na última terça-feira, o KDE Mega-Release saiu, e estou feliz em informar que correu bem. As impressões iniciais parecem ser esmagadoramente positivas! Eu tenho feito triagem extra de bugs e monitoramento de mídia social desde então para ver se havia algum problema importante, e até agora as coisas parecem muito boas na frente de bugs também. Acho que nossos 3 meses de QA valeram a pena! Então, parabéns a todos pelo trabalho bem feito! Espero que isso ajude a banir aquelas memórias dolorosas do KDE 4, agora com 16 anos. É um novo KDE agora. Mais duro, melhor, mais rápido, mais forte!”, disse o desenvolvedor Nate Graham.

Novos recursos

Há um novo efeito KWin chamado “Hide Cursor” (desativado por padrão por enquanto, mas experimente!) que ocultará automaticamente o ponteiro após um período de inatividade (Plasma 6.1. Link)

Na página Permissões de aplicativos legados das Configurações do Sistema, agora há uma opção para permitir que os aplicativos XWayland também espionem os botões do mouse (Plasma 6.1. Link)

Melhorias na interface do usuário

A mensagem mostrada em widgets não compatíveis com o Plasma 6 agora é mais clara (Plasma 6.1, embora possa acabar retroportado para 6.0.1 ou 6.0.2. Link 1 e link 2):

Quando você tenta ativar o efeito Cubo com menos de 3 áreas de trabalho virtuais, ele agora informará por que não está funcionando e solicitará que você adicione mais algumas áreas de trabalho virtuais para que funcione (Plasma 6.1. Ligação):

O hotcorner superior esquerdo padrão que aciona a Visão geral mais uma vez fecha o efeito se você acioná-lo uma segunda vez, enquanto a Visão geral ainda está aberta (Plasma 6.0.1)

Várias páginas nas Configurações do Sistema foram modernizadas para mover botões que estavam de baixo para cima e tornar suas mensagens de espaço reservado mais consistentes (Plasma 6.1. Link 1link 2link 3link 4link 5link 6link 7link 8link 9link 10link 11 e link 12):

Em aplicativos baseados em Kirigami, a animação usada ao mover de uma página para outra agora é muito mais agradável e suave (Frameworks 6.1. Link)

Sabe aquela pequena linha estranha nas barras de ferramentas dos aplicativos baseados em Kirigami que separa a barra lateral da área de conteúdo? Agora ele tem a aparência de uma linha separadora de barra de ferramentas normal (Frameworks 6.1. Link):

KDE Plasma 6.0 prova ser diferente do lançamento do Rocky KDE 4.

Correções

Tirar uma captura de tela no Spectacle imediatamente após uma gravação de tela agora funciona (Spectacle 24.02.1. Link)

O modo de tela cheia do VLC mais uma vez funciona (Plasma 6.0.1. Link)

Corrigida uma fonte de congelamentos breves de tela na sessão X11 (Plasma 6.0.1. Link)

Corrigido um acidente aparente aleatório no Plasma (Plasma 6.0.1. Link)

Arrastar arquivos ou pastas da área de trabalho para outra tela não faz mais com que eles desapareçam temporariamente, e a correção para esse problema também corrige uma falha no Plasma que poderia ser causada pelo arrastar arquivos ou pastas da área de trabalho para uma pasta visível no Dolphin (Plasma 6.0.1. Link 1 e link 2)

Clicar no botão “Padrões” na página do Alternador de Tarefas das Configurações do Sistema não quebra mais o seletor de tarefas até que você o escolha manualmente novamente (Plasma 6.0.1. Link)

Quando um pop-up de painel está aberto, clicar em outra coisa no painel mais uma vez ativa essa coisa em vez de apenas fechar o pop-up aberto (Plasma 6.0.1. Link)

Há mais uma vez um contorno azul ao redor da área de trabalho virtual ativa (e agora também pairada) na visualização Grade da Área de Trabalho do efeito Pverview (Plasma 6.0.1. Link)

Quando você clica com o botão direito do mouse em um painel no modo Auto-Hide e seleciona “Adicionar Widgets…”, o painel não fecha mais frustrantemente novamente logo após a abertura do Widget Explorer, o que anteriormente impedia que você realmente adicionasse um widget ao painel dessa forma, e fazia você querer jogar seu computador pela janela (Plasma 6.0.1. Link)

Na tela Editor de blocos, você não pode mais quebrar o layout do bloco arrastando divisões sobre outras divisões (Plasma 6.0.1. Link)

Clicar no campo de pesquisa no efeito Visão geral não o fecha mais (Plasma 6.0.1. Link)

Salvar as alterações feitas em comandos atribuídos a atalhos globais agora funciona (Plasma 6.0.1. Link)

Corrigido algumas falhas com o novo efeito Cubo: zoom com um scroll (você sabia mesmo que era uma coisa?! Eu não!) agora vai na direção que você esperaria, e o zoom entra muito longe não mais corta o cubo (Plasma 6.0.1. Link 1 e link 2)

KDE Plasma 6.0 prova ser diferente do lançamento do Rocky KDE 4

Ao enviar um arquivo para um dispositivo Bluetooth, a notificação que indica o progresso da transferência não mostra mais um link quebrado após a conclusão da transferência (Plasma 6.0.1. Link)

As janelas MPV com a configuração “Manter proporção” ativada agora podem ser exibidas em tela cheia (Plasma 6.1. Link)

O layout da caixa de diálogo “Substituir este arquivo?” nas janelas “Obter nova [coisa]” não está mais visualmente quebrado (Frameworks 6.1. Link)

Corrigido um problema que poderia fazer com que linhas horizontais com falhas aparecessem em gráficos e tabelas no Monitor do sistema ao usar um fator de escala fracionário com determinadas GPUs Intel integradas (Frameworks 6.1. Link)

Outras informações de bug de nota:

Automação e Sistematização

Criou documentação sobre como escrever testes GUI baseados em Appium para o software KDE (Fushan Wen e Thiago Sueto, link)

Documentação criada sobre como expor modelos C++ para o lado da GUI QML no software KDE (Thiago Sueto, link)

Adicionado um teste para garantir o funcionamento do componente, que alimenta uma série de caixas de diálogo de permissão baseadas em portal (linkSystemDialog)

… E tudo mais

Este blog só cobre a ponta do iceberg! Se você está com fome de mais, confira https://planet.kde.org, onde você pode encontrar mais notícias de outros colaboradores do KDE.

Mais detalhes sobre as mudanças do KDE para esta semana através do blog do Nate.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile