KDE Plasma 6 já está disponível para testes beta

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O ambiente de desktop KDE Plasma 6 já está disponível para testes beta públicos. Versões beta dos pacotes de software KDE Frameworks 6 e KDE Gear 24.02 também estão disponíveis para testes públicos.

O Projeto KDE lançou hoje a primeira versão beta do próximo ambiente de desktop KDE Plasma 6 para teste público, três semanas após o marco de desenvolvimento alfa.

Acompanhado pelas versões beta dos pacotes de software KDE Frameworks 6 e KDE Gear 24.02, todos construídos com base na estrutura de aplicativos Qt 6, a primeira versão beta do KDE Plasma 6 está aqui com outra camada de correções de bugs e melhorias que tornam o próximo ambiente de desktop mais estável e confiável para uso diário.

KDE Plasma 6 já está disponível para testes beta
KDE Plasma 6 já está disponível para testes beta

KDE Plasma 6 está agendado para lançamento em 28 de fevereiro de 2024 e promete vários novos recursos e melhorias, incluindo suporte completo para Wayland, HDR e suporte para gerenciamento de cores, um tema de ícone totalmente novo para um novo visual e até mesmo o retorno do efeito Desktop Cube altamente solicitado, que você pode ver na imagem acima.

KDE Plasma 6 já está disponível para testes beta

Aqueles de vocês que desejam experimentar o KDE Plasma 6, KDE Frameworks 6 e KDE Gear 24.02 beta podem baixar a edição Unstable da distribuição KDE neon ou a edição Plasma 6 da distribuição KaOS Linux. O Projeto KDE nos avisa que estes são softwares de pré-lançamento e não são recomendados para uso em ambientes de produção.

No entanto, o Projeto KDE incentiva a comunidade Linux e de código aberto a testar essas versões beta da melhor maneira possível e relatar bugs para que possam entregar versões estáveis ??e sólidas.

Uma segunda versão beta do KDE Plasma 6, KDE Frameworks 6 e KDE Gear 24.02 estará disponível para teste público ainda este ano, em 20 de dezembro. No início de 2024, duas versões Release Candidate (RC) estarão prontas para testes públicos em 10 e 31 de janeiro, respectivamente.

O KDE Plasma 6 será o ambiente de desktop padrão da próxima distribuição Fedora Linux 40, mas os usuários do openSUSE Tumbleweed e Arch Linux provavelmente serão os primeiros a aproveitá-lo no próximo ano.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.