KDE Plasma 6 tem novo papel para “F10”, Kate/KWrite Text-To-Speech & Smooth Scrolling

O KDE Plasma 6 tem novo papel para “F10”, Kate/KWrite Text-To-Speech & Smooth Scrolling. Foi mais uma semana emocionante no espaço do KDE Plasma 6 e KDE Frameworks 6 com uma série de novos recursos notáveis sendo fundidos.

O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, está com sua habitual recapitulação semanal de todos os desenvolvimentos interessantes que estão ocorrendo para o desenvolvimento do KDE Plasma 6, KDE Gear,e KDE Framework 6. O desenvolvimento do KDE continua no caminho certo para ver os grandes lançamentos de “6” em fevereiro.

Filtros de correção de daltonismo e algumas das mudanças importantes a serem reunidas esta semana incluíram:

  • O KWin adicionou um efeito que mudará as cores de toda a tela para suportar melhor várias formas de daltonismo.
  • A tecla F10 agora é usada pela maioria dos aplicativos do KDE para abrir o menu principal ou o menu de hambúrguer. Isto é destinado a uma melhor acessibilidade que no mundo KDE Frameworks 6, F10 pode ser assumido para o menu principal / menu de hambúrguer. F10 já é usado para essa função no GNOME, Microsoft Windows e outros softwares proeminentes. Para aplicativos que usavam F10 para um novo arquivo, esse atalho agora é Ctrl + Shift + N. – Kate, KWrite e outros softwares KTextEditor agora podem falar texto do documento por meio de suporte opcional de síntese de fala usando QTextToSpeech.
  • Qt Quick powered KDE software ao rolar a roda do mouse irá agora animar suavemente a vista.
  • A sessão Plasma Wayland agora permite espelhar (inverter visualmente) uma tela.
  • A troca rápida de usuário de uma conta sem senha agora funciona.

KDE Plasma 6 tem novo papel para “F10”, Kate/KWrite Text-To-Speech & Smooth Scrolling

KWin agora inclui um efeito que pode mudar as cores em toda a tela para melhor apoiar as pessoas com várias formas de daltonismo! (Fushan Wen, link):

A chave agora é usada na maioria dos aplicativos do KDE (com mais sendo portados em breve) para abrir o menu principal ou menu de hambúrguer. Isso significa que o atalho de teclado para criar um novo arquivo teve que ser alterado para , o que também o torna mais consistente com o que é usado em outros ambientes (Felix Ernst, linkF10Ctrl+Shift+N)

Kate, KWrite e outros aplicativos baseados no KTextEditor ganharam suporte para falar texto do documento! (Christoph Cullmann, link)

Em todo o software KDE baseado no QtQuick, rolar usando uma roda do mouse agora anima suavemente a visualização! Rolagem suave, querida! Observe que isso é diferente da rolagem inercial para touchpads, que ainda não está implementada. Para obter mais informações, consulte esta página wiki. (HeCheng Yu e Fushan Wen, link)

Quando o Painel tem um widget do Gerenciador de Tarefas, o recurso para adicionar inicializadores de painel (em oposição aos aplicativos fixos do Gerenciador de Tarefas) foi ocultado para evitar confundir as pessoas. Você ainda pode adicioná-los manualmente, se quiser, mas a maneira de fazer isso não é mais tão presencial. Como parte disso, o Gerenciador de Tarefas Tradicional foi alterado para que seus lançadores fixados não desapareçam mais por padrão quando usados para iniciar um aplicativo; Eles agora permanecem onde estão e podem ser usados para abrir novas instâncias, então eles se sentem mais como lançadores de painéis agora. Isso é configurável se você gostou mais da abordagem antiga, é claro! (Niccolò Venerandi, link 1 e link 2).

KDE Plasma 6 tem novo papel para “F10”, Kate/KWrite Text-To-Speech & Smooth Scrolling

Os documentos do LibreOffice agora aparecem na lista “Documentos recentes” do Plasma (Méven Car, link)

As visualizações do tema do cursor não são mais desenhadas muito pequenas ao usar o dimensionamento no Wayland e não são mais pixeladas ao usar um fator de escala fracionário (Fushan Wen, link 1 e link 2)

Locally-downloaded and manually installed packages installed using Discover can now be upgraded and uninstalled (Alessandro Astone, link)

Offline Updates in Discover now report their progress more accurately (Alessandro Astone, link)

In the Plasma Wayland session, it’s now possible to mirror (as in, visually flip) a display if needed (Xaver Hugl, link)

Outras melhorias na interface do usuário

O local padrão onde o Spectacle salva capturas de tela e gravações de tela foi alterado; agora eles são salvos para e , respectivamente. E, claro, essas configurações padrão podem ser alteradas se você preferir que elas sejam salvas em outro lugar! (Noah Davis, Espetáculo 24.02. Link~/Pictures/Screenshots~/Videos/Screencasts)

O menu seletor de esquema de cores de Elisa agora parece nativo, não meio estranho (Jack Hill, Elisa 24.02. Link)

Outras correções de bugs significativas

(Esta é uma lista selecionada de, por exemplo, HI e VHI priority bugs, Wayland showstoppers, grandes regressões, etc.)

A troca rápida de usuário de uma conta de usuário sem senha agora funciona (Harald Sitter, Plasma 5.27.9. Link)

No Dolphin, o menu “Criar Novo” agora habilita e desativa corretamente conforme necessário quando você troca de abas (Amol Godbole, Dolphin 24.02. Link)

Outras informações de interesse relacionadas a bugs:

Automação e Sistematização

Adicionado um autotest para garantir que a caixa de ferramentas do Modo de Edição do Painel funcione (Fushan Wen, link)

Adicionado alguns autotests para garantir que os novos delegados de lista Kirigami funcionem corretamente; Mais sobre isso em breve! (Ivan Tkachenko, link).

Mais detalhes sobre essas mudanças do KDE para a semana através do blog do Nate.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile