KDE Plasma 6 tem progresso em temas sonoros e menor latência do cursor em Wayland

Veja as novidades desta última semana em relação ao ambiente de trabalho.

Com a maioria dos desenvolvedores se recuperando da recente conferência de desenvolvedores Akademy KDE, o Plasma 6 voltou a ter muitas novas atividades. Assim, já voltaram a trabalhar no desenvolvimento para o próximo grande lançamento de desktop de código aberto. A previsão é uma estreia no início de 2024. Desta vez, porém, o KDE Plasma 6 tem progresso em temas sonoros e menor latência do cursor em Wayland.

Além de descrever alguns dos recursos sendo removido no Plasma 6, o proeminente desenvolvedor do KDE, Nate Graham, saiu hoje com seu habitual resumo de desenvolvimento semanal para destacar todas as mudanças interessantes que aconteceram nos diferentes componentes do KDE nos últimos sete dias.

Na semana passada, o Plasma 6 ganhou suporte de som ao (des)conectar um dispositivo USBenquanto esta semana trouxe mais trabalho no suporte ao tema de som do Plasma 6 e, separadamente, mas também notável, corrigiu um problema de latência do cursor Wayland sob carga.

KDE Plasma 6 tem progresso em temas sonoros e menor latência do cursor em Wayland. Os destaques do KDE desta semana incluem:

  • Progresso em relação ao suporte total ao tema de som no Plasma 6. As Configurações do sistema agora permitem que os usuários configurem o tema de som desejado e muito mais.
  • Reduzindo a latência do cursor durante carga pesada com a sessão Plasma Wayland.
  • Suporte para sincronizar a rolagem do editor de texto Kate no modo de exibição dividida.
  • Uma variedade de outras correções de bugs.

Outras correções de bugs significativas

(Esta é uma lista com curadoria de, por exemplo, bugs de prioridade HI e VHI, impedimentos de Wayland, grandes regressões, etc.)

O Spectacle não entra mais em um loop de encerramento quando configurado para salvar automaticamente, bem como sair após salvar manualmente (Noah Davis, Spectacle 23.08. Link)

Corrigidas duas maneiras pelas quais o Plasma poderia travar ao desafixar ou reorganizar rapidamente os aplicativos fixados do Gerenciador de Tarefas (Will Horne, Plasma 5.27.7. Link 1 e link 2)

Arquivos de área de trabalho malformados ou criados com códigos maliciosos não podem mais atrapalhar os ícones de aplicativos GTK em todos os lugares (Fushan Wen, Plasma 5.27.7. Link 1 e link 2)

Corrigida uma regressão recente que poderia fazer com que as tarefas do Gerenciador de Tarefas mostrassem as miniaturas de janela erradas em suas dicas de ferramentas (Fushan Wen, Plasma 5.27.7. Link)

A página “Tela de login (SDDM)” das configurações do sistema agora lembra internamente a última coisa que você definiu como papel de parede da tela de login (Fabian Vogt, Plasma 5.27.7. Link)

Outras informações relacionadas a bugs de interesse:

Mais detalhes sobre as mudanças do KDE para esta última semana de julho através do blog do Nate.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile