KDE Plasma destaca bugs de alta prioridade

Veja as novidades do festejado ambiente de trabalho.

Por Claylson Martins 5 minutos de leitura

Uma seção semanal vai informar aos usuários sobre os bugs que merecem mais atenção dentro do ambiente KDE Plasma. A informação está no blog semanal do desenvolvedor Nate Graham. Portanto, a equipe de desenvolvedores do KDE Plasma destaca bugs de alta prioridade.

Continuamos analisando os bugs esta semana, e agora estou mencionando os bugs do Plasma de “prioridade muito alta”, além dos “bugs de 15 minutos”, que são de prioridade um pouco mais baixa. Os desenvolvedores de Plasma que estão lendo são encorajados a dar maior atenção aos bugs de prioridade muito alta.

Abaixo, ele lista quais desses problemas mais graves foram resolvidos:

Os widgets do System Monitor não redefinem mais várias configurações para seus valores padrão após a reinicialização do sistema;

Mais uma vez é possível selecionar janelas em outras telas usando os efeitos Present Windows e Overview;

Os widgets do inicializador de aplicativos que você ativa pressionando a tecla Meta não exigem mais que o atalho Alt+F1 seja definido, o que deve reduzir drasticamente as instâncias em que você pressiona a tecla Meta e nada acontece. Além disso, agora, quando você tiver mais de um iniciador que deseja abrir com a tecla Meta, ele será aberto em qualquer tela considerada ativa pelo KWin.

KDE Plasma destaca bugs de alta prioridade e apresenta novidades

Como novos recursos, eles mencionaram apenas um: agora você pode configurar um atalho de teclado para ativar o Present Windows exibindo apenas as janelas do aplicativo atual que estão na área de trabalho atual.

Melhorias na interface chegando ao KDE

  • Agora é muito mais fácil configurar inicialmente uma pasta de compartilhamento do Samba, porque o assistente agora fornece mensagens de erro detalhadas e acionáveis.
  • O widget de timer do Plasma recebeu uma grande reformulação que corrige a maioria dos bugs abertos e melhora a interface do usuário para adicionar um botão iniciar/parar clicável.
  • A pesquisa de widgets no Widget Browser agora também corresponde às suas palavras-chave, oferecendo outra maneira de encontrar o que você está procurando.
  • Os atalhos de menu agora são exibidos em uma cor cinza fraca, o que os diminui visualmente em comparação com o texto do item de menu.
  • O tema de ícones Breeze agora inclui ícones para DLLs do Windows.

Outras correções e melhorias de desempenho

  • No Okular, não é mais possível arrastar notas pop-up para fora da tela (Nikola Nikolic, Okular 22.12).
  • A primeira vez que o KRunner é aberto, ele não desliza mais estranhamente do nada; agora ele sempre desliza para baixo do que está acima dele como esperado (Kai Uwe Broulik, Plasma 5.24.7).
  • Na sessão Plasma Wayland, os monitores não perdem mais seus nomes às vezes e não podem ser definidos como primários (Xaver Hugl, Plasma 5.24.7).
  • O estilo Breeze volta a respeitar o tamanho dos “Ícones Pequenos” que podem ser definidos nas Preferências do Sistema (Alexander Kernozhitsky, Plasma 5.25.5).
  • O serviço de gerenciamento de exibição KScreen agora é mais tolerante quando se trata de detectar monitores como únicos, o que deve corrigir vários problemas estranhos de layout de tela e de área de trabalho causados ??por monitores e docks hot-plugging nos quais o ID do monitor e o ID do conector mudam durante o hot plug (Harald Assistente, Plasma 5.26).
  • A configuração de idioma nas Preferências do Sistema agora atualiza o valor padrão do FreeDesktop org.freedesktop.Accounts.User.Language que é usado por aplicativos Flatpak e muitos aplicativos de terceiros em geral, então eles agora também devem usar o idioma preferido ( Han Young, Plasma 5.26).

Quando tudo isso chegará ao KDE

O Plasma 5.25.5 estará disponível na terça-feira, 6 de setembro, o Frameworks 5.97 estará disponível em 13 de agosto e o KDE Gear 22.08 em 18 de agosto. O Plasma 5.26 estará disponível a partir de 11 de outubro. O KDE Applications 22.12 ainda não tem uma data de lançamento oficial agendada.

Para aproveitar tudo isso o quanto antes temos que adicionar o  repositório KDE Backports, usar um sistema operacional com repositórios especiais como o  KDE neon ou qualquer distribuição cujo modelo de desenvolvimento seja Rolling Release.

Share This Article
Sair da versão mobile