in

KDE Plasma Mobile ganha atualização importante para telefones Linux

O Projeto KDE anunciou uma grande atualização da interface do Plasma Mobile para telefones Linux. A mudança atinge vários novos aplicativos e vários outros aprimoramentos. O KDE Plasma Mobile concorre diretamente com outras opções para dispositivos móveis. É o caso do Ubuntu Touch da UBports e a Phosh baseada no GNOME do postmarketOS. Este tem desenvolvimento da Purism para telefone Linux Librem 5. Então, de olho nessa concorrência e contando com um visual bem familiar do popular ambiente de desktop, o KDE Plasma Mobile ganha atualização importante para telefones Linux.

Há cerca de seis meses, o desenvolvedor do Plasma Mobile Marco Martin compartilhou um vídeo no FOSDEM 2020. Ele mostra a experiência oferecida pelo Plasma Mobile no telefone PinePhone Linux da PINE64.

Com esta nova atualização, a experiência Plasma Mobile está prestes a chegar a um nível totalmente novo. Primeiro, existem vários novos aplicativos disponíveis, incluindo KClock, KWeather, Kalk e Kontrast.

KClock é um aplicativo de relógio que permite definir vários cronômetros, definir alarmes com toques personalizáveis e repetir o comportamento, bem como exibir vários relógios de diferentes cidades e fusos horários.

KDE Plasma Mobile ganha atualização importante para telefones Linux

KDE Plasma Mobile ganha atualização importante para telefones Linux

KWeather é um aplicativo de clima que tem muitos recursos, incluindo a capacidade de adicionar cidades pelo nome ou usar a localização atual, suporte para Norwegian Meterological Institute e back-ends OpenWeatherMap, duas visualizações diferentes, visualização baseada em dia e visualização baseada em horas, bem como cartões meteorológicos detalhados.

Tanto o KClock quanto o KWeather vêm com um plasmóide que você pode adicionar à tela inicial do telefone. Isso facilita o acesso fácil aos recursos básicos.

Outro novo aplicativo no Plasma Mobile é o Kontrast. Ele permite que desenvolvedores e designers da web experimentem cores diferentes e sua índice de contraste ao construir interfaces de usuário acessíveis.

Ainda em estágios alfa de desenvolvimento, Kalk é um aplicativo de calculadora. Ele oferece funcionalidade de conversão de moeda e unidade, um analisador de expressões matemáticas para operações básicas e avançadas e a capacidade de mostrar o histórico de cálculos.

Aplicativos atualizados

O Voice recorder agora apresenta uma nova visualização de áudio e uma página de Configurações renovada, o aplicativo de calendário Calindori, o aplicativo de leitor de feed Alligator e o aplicativo KDE Connect receberam muitas melhorias de usabilidade. Além disso, o Plasma Samegame agora apresenta texturas de alta resolução.

Além disso, a página Configurações agora vem com um módulo de rede celular que mostra informações sobre o cartão SIM, o modem e a operadora móvel. Diálogos de arquivos compatíveis com dispositivos móveis também foram implementados nesta atualização.

Além dos aplicativos novos e atualizados, o Plasma Mobile recebeu uma série de melhorias para o Plasma Shell. Ele agora ativa aplicativos executados em segundo plano quando o usuário toca em seu ícone na tela inicial, e adapta a cor da tela inicial do aplicativo e painéis de acordo com o ícone do aplicativo.

Por último, o alternador de tarefas também recebeu várias melhorias de usabilidade. Ele agora exibe miniaturas para aplicativos em execução, a tela de bloqueio e o campo de pesquisa têm uma nova aparência e há suporte básico para hardware Android mais recente.

Essas melhorias estão disponíveis para telefones PinePhone Linux. Então, baixe a imagem mais recente do Plasma Mobile do site oficial.

9to5 Linux