Novo KDE Plasma LTS chegará em 2018!

Por Emanuel Negromonte 3 minutos de leitura

A equipe do KDE Plasma teve uma reunião longa para definir alguns assuntos, tanto para o ciclo de desenvolvimento atual, quanto para o próximo, que será o KDE Plasma 5.12. Segundo o relato da reunião, ela durou mais de 2,5 horas e foi realmente para definir todo um ciclo de desenvolvimento.

Ficou acertado que as versões LTS a contar do KDE Plasma 5.8 permanece recebendo correções, e todas as versões até a 5.11 também entram neste estágio. A questão era o que fazer com o KDE Plasma 5.12, em suma, a equipe do KDE decidiu que vai começar o desenvolvimento em Janeiro de 2018 e assim será sua próxima versão LTS do KDE Plasma.

A equipe do KDE Plasma também decidiu que não será disponibilizado nenhum novo recurso para o atual KDE Plasma 5.11 que a versão mais recente no quesito LTS. Toda equipe esta reunindo esforços para dar suporte total ou aprimorado ao Wayland, afinal de contas o MIR tournou-se incerto com as mudanças da Canonical.

Segundo relatos, a equipe do KDE Plasma resolveu tomar essa atitude em torno de só implementar novos recursos na versão 5.12 e também torná-la LTS a pedido da equipe de desenvolvedores do openSUSE, que pretendem lançar sua próxima versão Leap com esta nova versão.

O que ficou definido para o calendário do KDE Plasma ?

  • O Plasma 5.11 terá seu lançamento em 21 de setembro de 2017.
  • Plasma 5.8 LTS terá novo versionamento que será 5.8.8 LTS em abril de 2018 e 5.8.9LTS em outubro de 2018, em seguida receberá apenas correções de segurança, sem traduções, lançamentos.
  • Plasma 5.12 será o novo LTS  e certamente usará o Qt 5.9, e terá suporte por pelo menos 2 anos.
  • Haverão lançamentos de 4 meses para 2018 para sincronizar com frameworks.
  • Não haverá novos recursos implementados para o Wayland, a menos que a versão do Wayland sofra grandes alterações.

Estão são algumas mudanças no projeto, no entanto você pode conferir tudo o que foi discutido na reunião através do link abaixo:

Jonathan Riddell – Planeta KDE

Share This Article
Sair da versão mobile