in

Kde prepara suporte do KWin ao NVIDIA EGLStreams para Wayland

Suporte a NVIDIA EGLStreams está no KWin do KDE Plasma 5.16

kde-prepara-suporte-do-kwin-ao-nvidia-eglstreams-para-wayland

O mais emocionante desta semana no espaço do KDE foi ver o KWin obter suporte para a implementação do NVIDIA EGLStreams para Wayland com este driver gráfico proprietário. Além do suporte ao EGLStreams KWin, também foram encontradas muitas correções e outras melhorias no pouso da estação de trabalho nesta semana.

- Anúncios -

Outros trabalhos do KDE na semana passada incluem várias melhorias nas configurações do sistema, resolvendo um caso comum de falha no Plasma, uma revisão na página de configurações do SDDM e outras correções.

Back-end EGLStreams do KDE

Foi, sem dúvida, a maior surpresa de todas. No final do ano passado, foi compartilhado que a NVIDIA estava desenvolvendo um back-end de EGLStream para o KWin, similar aos esforços em obter suporte a EGLStreams no compositor de Mutter do GNOME. No final de janeiro o KWin com EGLStreams entrou em revisão. Após meses de revisão, o back-end foi fundido ao KWin Git.

O back-end chegando a pouco menos de mil linhas de código foi no mainline KWin Git para o que fará parte do KDE Plasma 5.16. Esse suporte requer uma versão recente do driver gráfico proprietário da NVIDIA e também ter a variável de ambiente KWIN_DRM_USE_EGL_STREAMS = 1 definida para ativar esse back-end em tempo de execução. Existem alguns bugs descobertos com o driver da NVIDIA e esperamos que sejam resolvidos antes que o Plasma 5.16 seja enviado.

A programação atual do Plasma exige que a versão 5.16.0 ocorra em 11 de junho, enquanto a versão beta virá em 16 de maio.

Outras mudanças

Correções de bugs e melhorias de desempenho

Melhorias na interface do usuário

Estas e outras informações estão neste resumo publicado pelo desenvolvedor do KDE, Nate Graham.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Lançado o Google Chrome 75 com 42 correções de segurança

Google Chrome está finalmente obtendo um recurso que todos os grandes navegadores já têm

thunderbolt-vira-com-aprimoramentos-para-o-linux-5-2

Thunderbolt virá com aprimoramentos para o Linux 5.2