in

Kde prepara suporte do KWin ao NVIDIA EGLStreams para Wayland

Suporte a NVIDIA EGLStreams está no KWin do KDE Plasma 5.16

kde-prepara-suporte-do-kwin-ao-nvidia-eglstreams-para-wayland

O mais emocionante desta semana no espaço do KDE foi ver o KWin obter suporte para a implementação do NVIDIA EGLStreams para Wayland com este driver gráfico proprietário. Além do suporte ao EGLStreams KWin, também foram encontradas muitas correções e outras melhorias no pouso da estação de trabalho nesta semana.

Outros trabalhos do KDE na semana passada incluem várias melhorias nas configurações do sistema, resolvendo um caso comum de falha no Plasma, uma revisão na página de configurações do SDDM e outras correções.

Back-end EGLStreams do KDE

Foi, sem dúvida, a maior surpresa de todas. No final do ano passado, foi compartilhado que a NVIDIA estava desenvolvendo um back-end de EGLStream para o KWin, similar aos esforços em obter suporte a EGLStreams no compositor de Mutter do GNOME. No final de janeiro o KWin com EGLStreams entrou em revisão. Após meses de revisão, o back-end foi fundido ao KWin Git.

O back-end chegando a pouco menos de mil linhas de código foi no mainline KWin Git para o que fará parte do KDE Plasma 5.16. Esse suporte requer uma versão recente do driver gráfico proprietário da NVIDIA e também ter a variável de ambiente KWIN_DRM_USE_EGL_STREAMS = 1 definida para ativar esse back-end em tempo de execução. Existem alguns bugs descobertos com o driver da NVIDIA e esperamos que sejam resolvidos antes que o Plasma 5.16 seja enviado.

A programação atual do Plasma exige que a versão 5.16.0 ocorra em 11 de junho, enquanto a versão beta virá em 16 de maio.

Outras mudanças

Correções de bugs e melhorias de desempenho

Melhorias na interface do usuário

Estas e outras informações estão neste resumo publicado pelo desenvolvedor do KDE, Nate Graham.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançado o Google Chrome 75 com 42 correções de segurança

Google Chrome está finalmente obtendo um recurso que todos os grandes navegadores já têm

thunderbolt-vira-com-aprimoramentos-para-o-linux-5-2

Thunderbolt virá com aprimoramentos para o Linux 5.2