A semana que passou foi marcada por muitas correções de regressão e soluções de falhas no ambiente de desktop KDE Plasma. Os desenvolvedores do KDE continuam bastante ocupados corrigindo uma variedade de regressões – incluindo alguns travamentos – com a nova pilha de desktop do KDE Plasma 6.
O Plasma 6.0.3 será lançado na próxima semana com ainda mais correções, enquanto alguns trabalhos de recursos para o Plasma 6.1 também estão em andamento.
O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, está com seu habitual resumo semanal de desenvolvimento para destacar todos os ganhos do KDE na semana. Segundo ele,
“A correção de bugs continuou esta semana com o objetivo de colocar o Plasma 6.0.3 em um ótimo estado. Já os grandes bugs que vocês encontraram foram quase todos corrigidos, e esta semana muito tempo foi gasto em algumas regressões X11 e vários travamentos que nosso novo sistema de relatório automático de falhas foi capaz de encontrar (obrigado por enviá-los! Isso realmente ajuda). Uma série de testes automatizados também foram adicionados e, finalmente, algumas boas melhorias na interface do usuário para completar as coisas. Mais trabalhos empolgantes também estão em andamento, mas não estão prontos para mencionar aqui!”
KDE recebe várias correções de regressão e algumas soluções de falhas. Os destaques desta semana incluem:
- Preparativos feitos para o KDE Plasma 6.0.3 ser lançado na próxima semana com várias correções, incluindo algumas correções de regressão X11.
- O arquivador Ark do KDE agora pode abrir e extrair arquivos de .exe auto-extraíveis.
- Várias melhorias na interface do usuário de configurações do sistema.
- Instalar uma fonte no Wayland agora funciona corretamente em vez de travar as Configurações do Sistema.
- Corrigir outra falha de configurações do sistema ao aplicar um novo tema de decoração de janela.
- O Plasma não travará mais ao reproduzir determinados vídeos de música no Spotify.
- Permitir que as janelas XWayland obtenham conteúdo da área de transferência mesmo que não tenham foco no teclado, já que o comportamento restrito estava quebrando alguns aplicativos baseados em XWayland/X11/
- Várias outras correções de bugs e regressões.
Mais detalhes sobre as mudanças de código do KDE desta semana através do blog de Nate.