KDE tem apenas um bug restante do Wayland Showstopper

A versão 6 do desktop está cada vez mais perto de sair.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

O desktop KDE tem apenas um bug restante do Wayland Showstopper. O congelamento de recursos do KDE Plasma 6.0 está se aproximando rapidamente e a lista de bugs do Plasma Wayland está quase no fim por ser capaz de endossar a sessão do Plasma Wayland no X11.

O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, publicou hoje seu último resumo semanal de desenvolvimento para descrever todo o trabalho interessante desta semana no Plasma 6.0 e aplicativos relacionados. Entre as mudanças desta semana, reiniciar ou desligar o sistema durante a sessão do Plasma Wayland agora fará com que os aplicativos com alterações não salvas solicitem ao usuário que as salve, em vez de simplesmente sair imediatamente. Este foi um dos últimos três obstáculos do Wayland para o KDE.

Outro obstáculo resolvido do Wayland são as “teclas de salto” agora funcionando totalmente na sessão do Plasma Wayland.Isso deixa apenas um problema antes que o KDE possa recomendar formalmente o Wayland: nem todas as opções de teclas aderentes funcionam. 

KDE tem apenas um bug restante do Wayland Showstopper

O bug ocorre quando as teclas aderentes não funcionam como esperado no Wayland. O bug remonta ao final de 2021 e atualmente está sendo trabalhado para ser corrigido antes do Plasma 6.0. Outros problemas do Wayland, embora não sejam obstáculos, estão descritos nesta página do Wiki.

Outra mudança notável do Wayland para o KDE esta semana é a opção “matar janela que não responde?” agora existente e trabalhando na sessão Plasma Wayland.

Outras mudanças do KDE esta semana incluem a correção da exibição de arquivos/pastas criados no ~?Desktop, mas fora do próprio Plasma agora será exibido imediatamente, o widget “bateria e brilho” foi dividido em dois widgets separados, o KMail agora suporta novo estilo sem moldura no Plasma 6 Breeze, e a janela de configuração de compartilhamento do Samba foi totalmente portada para o Qt6.

Mais detalhes sobre as mudanças no KDE esta semana no blog do Nate.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.