KDE torna mais fácil definir variáveis de ambiente e corrige exibições organizadas verticalmente

Confira os principais detalhes que estão chegando ao ambiente de trabalho.

Os desenvolvedores do KDE continuam muito ocupados trabalhando em melhorias para o que será o lançamento do Plasma 5.27 no próximo ano e também aprimorando os vários aplicativos na área de trabalho do KDE. Assim, o Projeto KDE torna mais fácil definir variáveis de ambiente e corrige exibições organizadas verticalmente.

O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, saiu com seu habitual resumo semanal de desenvolvimento para destacar todas as mudanças nos últimos sete dias neste ambiente de desktop de código aberto. A mudança de código desta semana não é tão empolgante quanto algumas das semanas anteriores, mas ainda assim as coisas estão avançando no mundo do KDE. Como lembrete, espera-se que o Plasma 5.27 seja o último lançamento de recursos do Plasma 5 antes de passar para o Plasma 6 com Qt6.

Alguns dos destaques do KDE desta semana incluem:

  • O KMenuEdit como o Editor de Menus do KDE agora permite definir facilmente variáveis de ambiente ao abrir aplicativos. A interface do usuário da caixa de diálogo de propriedades facilita a definição de variáveis de ambiente específicas ao iniciar determinados aplicativos.
  • Monitores dispostos verticalmente na área de trabalho do KDE Plasma não causam mais sobreposição de um pixel, o que levou a vários problemas de “estranheza”.
  • Várias melhorias na interface do usuário.
  • Várias correções de bugs.

KDE torna mais fácil definir variáveis de ambiente e corrige exibições organizadas verticalmente

Melhorias na interface do usuário

A opção de desativar a interface do Serviço Secreto agora explica claramente o que isso significa e por que você pode querer fazê-lo:

O Discover não mostra mais categorias em texto claro nos cartões de aplicativos porque é principalmente ruído visual e também tem novamente uma categoria “Todos os aplicativos” que você pode usar para ver todos os aplicativos e limitar uma pesquisa a apenas aplicativos:

Quando o widget Battery & Brightness está configurado para mostrar a porcentagem exata de carga em seu ícone, ele não o faz mais quando a bateria está totalmente carregada, pois isso é óbvio.

Em uma variedade de páginas roláveis de configurações do sistema, o separador acima dos botões de rodapé agora corresponde ao separador acima do botão “Destacar configurações alteradas” no rodapé da barra lateral:

Correções de bugs significativas

(Esta é uma lista com curadoria de, por exemplo, bugs de prioridade HI e VHI, mostradores de Wayland, grandes regressões etc.)

Monitores dispostos verticalmente não estão mais sobrepostos levemente por um pixel, o que pode desencadear várias estranhezas.

Outras informações de interesse relacionadas a bugs:

Mudanças não no KDE que afetam o KDE

O Firefox agora suporta o xdg_activation_v1protocolo Wayland, o que significa que suas janelas poderão subir ao topo quando uma URL for aberta nelas de outro aplicativo que também suporte o protocolo.

Mais detalhes sobre os avanços do desenvolvimento do KDE desta semana no blog do Nate.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile