KDE XWayland Video Bridge chega para melhorar o compartilhamento de tela da área de trabalho do Linux

O recurso está em desenvolvimento.

Os desenvolvedores do KDE, David Edmundson e Alex Poi, começaram a trabalhar em um novo projeto chamado XWaylandVideoBridge. O principal objetivo é o de ajudar a melhorar o compartilhamento de tela da área de trabalho do Linux para aplicativos baseados em X11 que podem tentar compartilhar o conteúdo das telas do Wayland. Este é o caso, por exemplo, de alguns softwares como o Discord , Microsoft Teams, Skype e outros. Portanto, o KDE XWayland Video Bridge chega para melhorar o compartilhamento de tela da área de trabalho do Linux.

Os aplicativos X11 não conseguem acessar o conteúdo da janela ou da tela dos clientes Wayland, o que causa problemas para programas mencionados como Discord e Microsoft Teams. Mas o XWayland Video Bridge em desenvolvimento permite compartilhar janelas específicas (Wayland) para clientes X11 enquanto os usuários têm controle sobre o comportamento para fins de segurança.

Embora iniciado por desenvolvedores do KDE e focado no uso de desktop Plasma, este XWayland Video Bridge deve funcionar com qualquer desktop Wayland compatível com XDG Desktop Portals e streaming PipeWire junto com uma bandeja do sistema em funcionamento.

KDE XWayland Video Bridge deve melhorar o compartilhamento de tela da área de trabalho do Linux

David Edmundson exibindo o XWaylandVideoBridge em ação na área de trabalho do KDE Plasma para trabalhar o compartilhamento de tela com o Discord.

Quanto ao uso do XWayland Video Bridge, o repositório Git resume assim:

Inicie o pwbypass, ele será executado em segundo plano. Da próxima vez que você tentar compartilhar uma janela, um prompt aparecerá.A janela selecionada anteriormente agora deve estar disponível para compartilhamento. O título sempre será “Wayland to X11 bridge”, independentemente da janela selecionada.

O ícone da bandeja do sistema fornece um controle mais preciso….Idealmente, isso deveria ser mais automático, mas essa ferramenta visa apenas servir como um paliativo enquanto esperamos que esses clientes obtenham suporte nativo para wayland e para que os protocolos de wayland circundantes sejam melhores. Quanto mais ele se desenvolve depende do feedback e de como o ecossistema circundante evolui.

Mais detalhes sobre o estágio inicial do XWayland Video Bridge no blog de David.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile