in

Kernel 5.1 rc7 lançado. Trabalhos no Kernel 5.2 avançam

Para a versão 5.2 são esperados aprioramentos de mouse e teclado Logitech e outras otimizações.

EXT4 traz novos Ioctls de depuração para Linux 5.4

Linus Torvalds anunciou o Linux 5.1-rc7 como o mais novo lançamento de teste do kernel Linux 5.1. Merecem destaque as correções de regressão do driver VirtIO e Intel DRM que aconteceram nesta semana. Porém, a maioria dos outros materiais desta semana foram apenas correções gerais e não muito importantes. A menos que você tenha sido particularmente afetado por um dos problemas.

Linus escreveu sobre o Linux 5.1-rc7:

Se rc6 era maior do que eu queria, realmente parece ter sido apenas devido ao tempo de solicitações de pull. Porque o rc7 é minúsculo … Mas é tudo muito pequeno. Além disso, cerca de 30% dos patches estão marcados como estáveis. Então, no geral, parece que o 5.1 está no ponto para um lançamento regular no próximo final de semana.

Veja um resumo dos recursos do Linux 5.1 se você não estiver familiarizado com as novidades deste novo kernel.

Então, a menos que grandes regressões aconteçam na próxima semana, o Linux 5.1 deve ser lançado no próximo domingo, 5 de maio, seguido da abertura de a janela de mesclagem do Linux 5.2.

Otimização do Linux 5.2

O VMware pode ser agraciado por uma das otimizações de desempenho que vem com o próximo ciclo do kernel do Linux 5.2. O engenheiro da VMware, Nadav Amit, conseguiu refazer alguns dos códigos de gerenciamento de memória/TLB x86 do kernel para remover uma das estruturas. Isso, por sua vez, permite evitar possíveis movimentos desnecessários da linha de cache, bem como o benefício de falhas reduzidas de TLB.

Em um micro-benchmark básico que exerce a funcionalidade em questão, o desempenho melhorou em cerca de 3% com o aumento da estrutura. Porém, no que diz respeito a qualquer benchmark de desempenho do mundo real, nenhum dado foi compartilhado.

Mais detalhes através deste commit Git onde a mudança está atualmente registrada na Árvore x86/mm até a janela de mesclagem do Linux 5.2.

Aprimoramentos de suporte de mouse/teclado Logitech

kernel-5-1-rc7-lancado-trabalhos-no-kernel-5-2-avancam

Com a janela de mesclagem de kernel do Linux 5.2 do próximo mês, há várias melhorias notáveis ??enfileiradas para melhorar o suporte de hardware da Logitech.

Enfileiradas como parte da árvore HID-Next para o kernel Linux 5.2 estão várias melhorias voltadas ao usuário, principalmente em torno do suporte a teclado/mouse sem fio. Entre os materiais da Logitech que chegam à próxima versão do kernel Linux estão:

  • Suporte para o Logitech Gaming Unifying Receiver;
  • Suporte para receptores Logitech operando a 27Mhz, o que permite várias melhorias. Inclui a capacidade de fornecer monitoramento de bateria para esses dispositivos;
  • Suporte para o Mini Receiver Bluetooth da Logitech no modo de proxy HID;
  • Suporte para receptores não unificadores da Logitech que exponham duas interfaces USB para pressionamentos de tecla e o secundário para mouse/teclas especiais e é feito dessa maneira inadequada para a compatibilidade do driver HID BIOS/Windows/genérico. Mas agora o driver Logitech-DJ HID suportará adequadamente os receptores expostos dessa maneira;
  • Várias adições ao relatório do protocolo HID ++ 1.0.

A única desvantagem é que o trabalho não foi feito pela própria Logitech. A Logitech continua fornecendo suporte limitado para o Linux. Porém, agora há avanços graças a Hans de Goede da Red Hat. O material pode ser conferido aqui e estará pronto assim que o Linux 5.1 for enviado.

Via

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.