Kernel 5.15 LTS lançado com driver NTFS nativo para Linux

O desenvolvedor Linus Torvalds anunciou a disponibilidade da próxima linha principal, o novo Linux Kernel 5.15 LTS que saiu neste domingo. Havia a possibilidade de atrasar esse lançamento em uma semana devido aos feriados. Embora o Linux Kernel 5.14 tenha se concentrado em melhorias para sistemas baseados em ARM, o foco parece estar em algumas mudanças significativas desta vez. A principal novidade do Kernel 5.15 LTS lançado é que ele vem com driver NTFS nativo para Linux.

O Linux 5.15 tem muitas mudanças importantes, incluindo a introdução do DAMON, o novo driver do sistema de arquivos NTFS, código de suporte inicial Xe HPG e DG2/Alchemist, monitoramento de temperatura do Zen 3 APU e muito mais.

Kernel LKernel 5.15 LTS lançado com driver NTFS nativo para Linux: o que há de novo?

Felizmente, Linus Torvalds não atrasou o lançamento do kernel por mais uma semana, considerando que as últimas versões candidatas a lançamento foram quase feitas com perfeição.

No anúncio, ele mencionou que a última semana antes do lançamento envolvia rede e correções de GPU.

De qualquer forma, a última semana de 5.15 foi principalmente de rede e correções gpu, com alguns borrões aleatórios de outras coisas (algumas reversões de btrfs, algumas atualizações de kvm, outras correções menores aqui e ali – algumas correções de arquitetura, alguns rastreios, pequenas correções de driver etc). Shortlog completo anexado.

No geral, o lançamento não foi tão grande e Linus espera o mesmo para a próxima janela de mesclagem:

Esta liberação pode ter começado com alguma dor de -Werror, mas se acalmou rapidamente e no geral 5.15 foi razoavelmente pequeno e calmo. Vamos esperar por mais do mesmo – sem problemas de Werror desta vez – para a próxima janela de mesclagem.

Driver NTFS3 aprimorado

Você não precisa mais depender do driver NTFS de código aberto baseado em FUSE. Com o driver de kernel NTSF3 da Paragon Software, você obtém mais recursos e desempenho aprimorado do que a solução de código aberto.

Eles também se comprometeram a mantê-lo upstream em um futuro próximo. Se você deseja usar sistemas de arquivos NTFS com suporte nativo para Linux, esta versão do kernel deve tornar isso possível.

Melhorias para CPUs/GPUs AMD

Depois de um tempo, é bom ver o suporte de monitoramento de temperatura adicionado para APUs com base no AMD Zen 3.

Você também encontrará um novo driver de áudio para Van Gogh APU, que deve beneficiar o Steam Deck da Valve.

Além disso, o suporte para mais (futuras) placas de vídeo RDNA2 parece ter caído no driver do kernel AMDGPU. Portanto, se você está esperando para obter a placa de vídeo AMD de última geração, o Linux deve estar pronto para o suporte out-of-the-box com Linux Kernel 5.15.

Suporte aprimorado para Intel Alder Lake

Intel Alder Lake (ou a família de processadores Intel de 12ª geração) foi principalmente suportado pelo Linux Kernel 5.14.

No entanto, algumas coisas permaneceram para o toque final (como o suporte para o driver Intel TCC), que parece ter sido adicionado com o Linux Kernel 5.15.

Portanto, você pode optar por manter o processador de 12ª geração frio e, ao mesmo tempo, reduzir seu desempenho ao atingir um limite de temperatura.

Suporte inicial para Intel DG2/Alchemist Discrete Graphics e XeHP

Os gráficos discretos da Intel podem ser uma alternativa viável às GPUs AMD / NVIDIA, independentemente de sua disponibilidade prevista.

Portanto, é bom ver o suporte inicial para ele no kernel da linha principal mais recente.

Além disso, o suporte XeHP também foi adicionado considerando a construção para processadores Intel Xeon de próxima geração voltados para plataformas HPC.

Suporte aprimorado para Apple M1

Para suportar mais funcionalidades do Linux no chip M1 da Apple, o driver IOMMU foi incorporado ao Linux Kernel 5.15. Caso você não saiba, resultou do projeto “ Asahi Linux ” para habilitar o uso de USB e PCIe, junto com a função de rodar o driver de vídeo.

Outras melhorias importantes

Diversas otimizações e melhorias significativas seguem junto com o Linux Kernel 5.15. Aqui estão algumas das melhorias notáveis:

  • Otimizações para sistemas de arquivos EXT4
  • Suporte para FUSE para montar um dispositivo ativo
  • Melhorias de desempenho do Btrfs
  • Remoção do suporte gráfico da Canon Lake

Para obter mais informações, você pode consultar o post de anúncio oficial ou os arquivos do kernel do Linux para todos os detalhes técnicos.

Com informações de It’s Foss

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile