kernel do Fedora Linux Rawhide está ficando muito lento com muitas opções de depuração

Saiba por que razão isso está acontecendo nesta versão da distribuição Linux.

Fedora Linux é uma das distribuições Linux que vem com uma infinidade de opções de depuração durante sua fase de desenvolvimento “Rawhide” para facilitar o diagnóstico de problemas que surgem durante os testes, em vez de construir tudo em um modo de lançamento durante o ciclo de desenvolvimento. Embora essas opções de depuração sejam boas para depuração, o impacto no desempenho continua aumentando e chegando a um ponto em que o kernel de depuração do Fedora Rawhide é muito lento para algumas tarefas.

Richard Jones da Red Hat recentemente estava analisando as opções de depuração usadas nos kernels de depuração do Fedora Rawhide devido ao fato de estarem muito lentos. 

kernel do Fedora Linux Rawhide está ficando muito lento com suas muitas opções de depuração

O desenvolvedor e engenheiro Linux de longa data do Grupo de Virtualização da Red Hat explicou:

“Os kernels atuais do Fedora Rawhide são muito lentos para executar testes libguestfs ao fazer compilações Koji. Eles são executados em uma VM qemu, executando o kernel Rawhide, emulado usando virtualização de software (ou seja, TCG). Eles agora expiram porque esses kernels são muito lentos . Até recentemente, eles eram lentos, mas funcionavam.”

Assim, ele pulou na toca do coelho olhando para o custo de desempenho para várias opções de depuração usadas pelo kernel Rawhide.

O kernel Fedora Rawhide com todas as suas opções de depuração teve um aumento de 143% no tempo de execução de seu caso de teste, passando de 12,3 segundos sem as opções de depuração para mais de 30 segundos.

As opções de depuração mais caras usadas pelo kernel Linux Fedora Rawhide.


Entre as opções de depuração mais importantes usadas pelo kernel Fedora Rawhide atualmente estão PROVE_LOCKING, LOCK_STAT, DEBUG_WW_MUTEX_SLOWPATH, DEBUG_KMEMLEAK, DEBUG_LOCK_ALLOC e PAGE_TABLE_CHECK_ENFORCED.

Na lista de discussão do kernel do Fedora agora está este tópico descrevendo seus resultados. Espero que isso leve a uma discussão mais ampla sobre as opções de depuração do kernel do Fedora Rawhide e observe mais de perto se alguma dessas opções de depuração do kernel regrediu a montante, fazendo com que o desempenho não seja mais aceitável para os testes do libguestfs e se algumas dessas opções de depuração ainda valem o custo do teste Rawhide.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile