Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

31/08/2021 às 13:30

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Kernel GNU Linux-Libre 5.14 chega para aqueles que buscam 100% de liberdade

Este kernel faz uma limpeza de códigos proprietários.

Kernel GNU Linux-Libre 5.14 chega para aqueles que buscam 100% de liberdade

Alexandre Oliva anunciou hoje o lançamento e disponibilidade geral do kernel GNU Linux-libre 5.14 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores GNU / Linux.

Com base na série de kernel Linux 5.14 lançada recentemente, o kernel GNU Linux-libre 5.14 está aqui para limpar o driver gráfico i915 Intel OpenGL, limpar e mover os drivers para sp8870 e outras placas av7110 na árvore upstream. Além disso, ajusta o script de limpeza do driver Renesas xHCI e remove um arquivo r8188eu.

Ele também ajusta a limpeza do driver btqca desde que foi renomeado como upstream, limpa um arquivo dts que continha um recurso de carregamento de blob para uma nova variante ARM64 da Qualcomm, desativa outro recurso de carregamento de blog de um novo driver Emulex Fibre Channel Target, e limpa novos nomes de blob dos drivers adreno, amdgpu e btrtl.

Kernel GNU Linux-Libre 5.14 chega para aqueles que buscam 100% de liberdade

Kernel GNU Linux-Libre 5.14 chega para aqueles que buscam 100% de liberdade

Além de tudo isso, o kernel GNU Linux-libre 5.14 também limpa um patch de firmware para sensores vs6624 e alguns patches de realocação de microcódigo para PowerPC 8xx, após um relatório de um usuário de que pode haver algum código não livre em potencial no GNU Kernel Linux-libre, de acordo com o anúncio da lista de discussão.

Ambos são codificados como conjuntos de números nas versões upstream do Linux. Este último me pareceu suspeito por muito tempo, mas eu presumi que aqueles que começaram a limpar o Linux antes de eu herdar o Linux-libre tinham bons motivos para deixá-lo. O primeiro foi inteiramente meu próprio erro, disse Alexandre Oliva.

O novo kernel GNU Linux-libre é embalado com os mesmos novos recursos e melhorias que o kernel Linux 5.13 upstream. Entretanto, ele limpa muitos dos drivers recém-adicionados para fornecer a você um kernel 100% livre que não inclui qualquer código proprietário.

Os destaques do kernel do Linux 5.14 incluem:

  • nova funcionalidade de agendamento de núcleo para melhor proteger seu computador Linux contra algumas vulnerabilidades de Spectre;
  • controlador de largura de banda CFS burst;
  • novo mecanismo para controlar melhor os limites de recursos dentro de namespaces de usuário e um novo driver PCI-over-virtio para suportar PCI drivers em modo de usuário.

Os kernels do Linux 5.14 também apresentam um controlador de prioridade de I/O para grupos de controle projetados para gerenciar a prioridade de solicitações de I/O de bloco geradas pelos membros de cada grupo. Além disso, haverá um novo limitador de taxa para o recurso de detecção de bloqueio de divisão no Arquitetura x86 para processos adormecidos que criam um bloqueio dividido.

Se você deseja construir um computador GNU/Linux 100% gratuito, você pode baixar e instalar o kernel GNU Linux-libre 5.14 agora mesmo do site oficial. Você pode instalá-lo em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux livre. Porém, os devs fornecem pacotes binários prontos para uso para distros baseadas em Debian e em Red Hat.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.