kernel GNU Linux-Libre 5.3 chega para aqueles que buscam 100% de liberdade

O projeto GNU Linux-libre anunciou o lançamento do kernel GNU Linux-libre 5.3. Esta é uma versão 100% gratuita do kernel Linux 5.3 que não inclui nenhum código proprietário. Portanto, o kernel GNU Linux-Libre 5.3 chega para aqueles que buscam 100% de liberdade.

Com todos os novos recursos da série Linux 5.3, lançada recentemente, incluindo:

  • suporte para Intel Speed Select;
  • suporte para placas gráficas AMD Radeon Navi;
  • e suporte para processadores Zhaoxin x86.

kernel GNU Linux-Libre 5.3 chega para aqueles que buscam 100% de liberdade

Sendo assim, o kernel GNU Linux-libre 5.3 não inclui drivers ou firmware proprietários. Então, o kernel ele ajusta os drivers já limpos para os nomes de blob atualizados incorporados nas fontes upstream do kernel Linux e desativa o carregamento de blob em vários drivers novos, incluindo:
Allegro-DVT, DRM (HDCP), Meson-VDEC e QCOM. Infelizmente, as fontes do Meson-VDEC deveriam estar disponíveis gratuitamente no projeto LibreELEC, mas não estão.

Consegui encontrar o repositório source que os continha, apenas para descobrir que” source “era apenas um blob binário codificado em C como uma matriz de caracteres, assim como o Linux costumava fazer quando me envolvia com o Linux-libre, disse o desenvolvedor Alexandre Oliva.

Ele solicita à comunidade que encontre um código-fonte licenciado gratuitamente para o Meson-VDEC, para que não seja mais desabilitado no GNU Linux-libre.

GNU Linux-libre oferece 100% de liberdade ao seu PC

O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto. Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.

Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 5.3 agora mesmo no site oficial. Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição GNU/Linux favorita. O site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional GNU/Linux.

Fonte: Softpedia

 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile