Kernel GNU Linux-Libre 6.3 está disponível

A proposta é fornecer um kernel para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus PCs, sem qualquer código proprietário. Versão limpa o novo driver WiFi ath12k.

Para os usuários que desejam um kernel 100% livre de código proprietário, o GNU Linux-Libre 6.3 já está disponível. Entre outras novidades, esta versão limpa o novo driver WiFi ath12k. A chegada do kernel ocorre logo após a estreia do Linux 6.3 estável.

O lançamento do GNU Linux-libre 6.3 de hoje é resumido pelos desenvolvedores da Free Software Foundation como:

Limpou novos drivers para ath12k, aw88395 e peb2466 e novos arquivos devicetree para dispositivos aarch64 qcom. Ajustado para alterações amdgpu, xhci-rcar, qcom-q6v5-pas; para não depreciação de sp8870, av7110 e placas Budget dvb; para a remoção upstream de mga, r128, tm6000, cpia2 e r8188eu; para reformatação de arquivos de documentação; para drivers movidos para o acelerador/; para alterações de texto em scripts de construção; para arquivos BPF pré-compilados separados. Portou a correção para o driver i915 deblobbed.

Ath12k é um dos notáveis ??novos drivers sem fio no Linux 6.3 para suportar o hardware Qualcomm WiFi 7. Como muitos drivers WiFi atualmente, o hardware com suporte do ath12k requer suporte de firmware para operação.

O driver aw88395 é um novo driver para o amplificador de áudio Awinic AW88395. O novo driver peb2466 é para o codec PCM quad Infineon PEB2466.

Kernel GNU Linux-Libre 6.3 está disponível

O projeto GNU Linux-libre anunciou o lançamento e a disponibilidade do kernel GNU Linux-libre 6.3 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores GNU/Linux e amantes da liberdade de software.

Ele também ajusta o kernel para várias novas alterações incluídas nos drivers AMDGPU, R-Car xHCI e qcom-q6v5-pas, para a descontinuação dos drivers sp8870 e av7110, bem como placas Budget DVB e para a remoção dos drivers MGA, R128, tm6000, cpia2 e r8188eu.

O kernel GNU Linux-libre 6.3 também recebe ajustes para a reformatação de arquivos de documentação que recomendam blobs, para os drivers movidos para drivers/accel/, para alterações de redação em scripts de compilação upstream e para arquivos BPF pré-compilados separados. Além disso, inclui uma correção para o driver de vídeo Intel i915 desbloqueado.

Por último, o kernel GNU Linux-libre 6.3 adiciona versões big e little-endian aos arquivos pré-compilados do BPF, que são construídos a partir das mesmas fontes fornecidas. Fora isso, GNU Linux-libre 6.3 contém todos os novos recursos e melhorias, bem como drivers atualizados incluídos na série upstream do Linux 6.3.

Onde conseguir

O kernel GNU Linux-libre não vem com componentes não-livres como o kernel upstream, o que significa que é direcionado aos amantes da liberdade de software que desejam construir um computador GNU/Linux 100% gratuito sem nenhum driver ou código proprietário. Você pode baixar a versão mais recente agora mesmo no site oficial.

O kernel GNU Linux-libre pode ser instalado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux, mas os desenvolvedores também fornecem pacotes binários prontos para uso para distribuições baseadas em Debian (DEB) e baseadas em Red Hat (RPM). Para mais detalhes confira o projeto Freesh e RPM Freedom .

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile