Kernel GNU Linux-Libre 6.7 é opção para quem busca 100% de liberdade para PCs

Este kernel é voltado para aqueles que querem construir um computador 100% livre que não inclui nenhum código proprietário.

Depois do lançamento oficial do kernel Linux 6.7, acaba de chegar o Kernel GNU Linux-Libre 6.7 como opção para quem busca 100% de liberdade para seus PCs. O projeto GNU Linux-libre anunciou o lançamento e disponibilidade geral do kernel GNU Linux-libre 6.7 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores GNU/Linux e amantes da liberdade de software.

Baseado na recém-lançada série de kernel Linux 6.7, o kernel GNU Linux-libre 6.7 está aqui para atualizar a limpeza dos drivers AMDGPU, Nouveau, Adreno, mwifiex, mt7988, ath11k, avs e btqca, limpar menções de blobs em arquivos DTS AArch64 e limpar novos drivers mt7925, tps6598x, aw87390 e aw88399.

O GNU Linux-libre 6.7 também abandona a limpeza dos drivers COPS Localtalk e Wi-Fi RTL8192U, pois eles foram removidos do kernel upstream e corrige limpezas não intencionais nos drivers xhci-pci, RTL8xxxu e rtw8822b, que podem ter afetado o hardware que não era compatível com sua liberdade.

Kernel GNU Linux-Libre 6.7 é opção para quem busca 100% de liberdade para PCs

“As limpezas teriam afetado apenas o hardware que não é compatível com sua liberdade de qualquer maneira, por exigir blobs reais, mas aproveitamos a oportunidade para restaurar outros bits que, apesar de também parecerem suspeitos, estavam bem para manter”, explicaram os devs.

Fora isso, esta versão vem com todos os novos recursos e melhorias, bem como os drivers atualizados e novos que foram incluídos na série de kernel Linux 6.7 upstream. No entanto, o kernel GNU Linux-libre NÃO vem com componentes não-livres, como o kernel upstream.

GNU Linux-libre

O kernel GNU Linux-libre é voltado para amantes da liberdade de software e puristas do Linux que querem construir um computador GNU/Linux 100% livre sem nenhum driver ou código proprietário. Você pode baixar os tarballs compactados da versão mais recente agora mesmo no site oficial.

Pacotes binários prontos para uso para distribuições baseadas em Debian (DEB) e Red Hat (RPM) podem ser encontrados no projeto Freesh e no RPM Freedom. O kernel GNU Linux-libre pode ser instalado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux ao lado ou como um substituto para o kernel padrão.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile