Kernel Linux 5.11 chega ao fim da vida útil

Quase sempre dura pouco. E passou rápido. Agora, chegou a hora de dizer adeus à série de kernel Linux 5.11, que está no fim da vida útil. Isso quer dizer que este kernel não receberá mais atualizações de manutenção. O anúncio foi feito pelo desenvolvedor Greg Kroah-Hartman. Ele informa que o lançamento do kernel Linux 5.11.22 será a última atualização de manutenção na série de kernel Linux 5.11. Portanto, se alguém estiver utilizando esta versão do kernel Linux, o ideal é mudar o quanto antes para a recém-lançada série de kernel Linux 5.12.

O kernel Linux 5.11 foi lançado há cerca de quatro meses, mas agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org. Portanto, se você estiver usando uma distribuição GNU/Linux alimentada pelo Linux 5.11, você deve atualizar para o kernel Linux 5.12.

Note que este é o último lançamento de 5.11.y, este ramo agora é o fim da vida útil. Todos devem se mudar para a árvore 5.12.y neste momento, disse Greg Kroah-Hartman em um anúncio de lista de discussão.

Linux Kernel 5.11 chega ao fim da vida útil depois de quatro meses

O kernel Linux 5.12 foi lançado há cerca de um mês e é atualmente a mais recente filial estável do kernel disponível no mercado. Ele traz inúmeras mudanças e melhor suporte de hardware através de drivers atualizados e novos.

Entre as maiores características, há suporte ao LTO no Clang, um novo mecanismo dinâmico de gerenciamento de energia térmica, pesquisa NAPI baseada em threads de kernel, suporte para o perfil da plataforma Lenovo IdeaPad, suporte à criptografia inline eMMC e suporte inicial para dispositivos de blocos zoneados para o sistema de arquivos Btrfs.

Além disso, existem inúmeros outros aprimoramentos. Portanto, todos os fornecedores de Sistema Operacional Linux são recomendados a adotar a série Linux 5.12 para seus sistemas operacionais com Linux o mais rápido possível, especialmente agora que o Linux 5.11 chegou ao fim da vida útil e não será mais suportado.

Você pode baixar a versão mais recente do Kernel Linux 5.12 agora a partir de kernel.org.

Suporte ao AmD “Bege Goby” GPU deve chegar no Linux 5.14

A AMD submeteu outro conjunto de alterações de recursos ao DRM-Next para fazer fila antes do ciclo Linux 5.14. Este último pedido de pull se soma a outros recursos como o trabalho em seu acelerador Adebaran CDNA, suporte inicial HHVM SVM, melhorias de manuseio DP LTTPR, habilitação PCI Express ASPM, TMZ para Renoir, suporte para manuseio de vários painéis eDP e outros aprimoramentos. O mais notável com esta segunda atualização de recurso é o Bege Goby.

A AMD publicou este mês o código inicial de driver gráficos Linux de código aberto para Beige Goby. Bege Goby é uma nova placa gráfica RDNA2 e aparentemente um modelo de série Radeon RX 6000 low-end. A Bege Goby segue muito dos mesmos caminhos que o código existente da série RX 6000 (Dimgrey Cavefish, Sienna Cichlid, Navy Flounder).

Devido aos arquivos de cabeçalho automatizados para Beige Goby, esta última solicitação de tração de recursos é outra linha de código de 50k sendo adicionada ao driver do kernel LINUX AMDGPU.

O AMDGPU já é o maior driver de kernel Linux mainline e continua ficando maior em linhas brutas de código/contagem de arquivos de cabeçalho. Além de trazer o Bege Goby para o Linux 5.14, esta última tração de recursos também inclui correções RAS, mais trabalho em correções Aldebaran, SR-IOV, limpeza de gerenciamento de objetos buffer, várias correções de exibição e outras melhorias. Esta solicitação de tração DRM-Next para 5.14 pode ser encontrada através desta mensagem de lista de discussão.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile