kernel Linux 5.16.5 corrige desfragmentação mal feita do Btrfs

Uma nova versão estável do kernel Linux acaba de sair. Desta vez, é a quinta atualização da série Linux 5.16. Assim, já temos disponível o novo kernel Linux 5.16.5. Este é um lançamento importante pois corrige a situação bastante problemática do código do sistema de arquivos Btrfs para o kernel v5.16 em relação à desfragmentação do mesmo.

O Linux 5.16 teve uma refatoração do código de desfragmentação do sistema de arquivos Btrfs. Isso acabou provocando uma regressão de muita coisa importante e causando problemas. Portanto, felizmente, tudo isso já tem uma correção neste kernel Linux v5.16.5. Então, o Btrfs até agora no Linux 5.16 consumia grandes quantidades de E/S e causava degradação de desempenho do sistema.

kernel Linux 5.16.5 corrige desfragmentação mal feita do Btrfs

Com o Linux 5.16.5, há alterações importantes que corrigem o problema. Isso inclui a possibilidade de um loop quase infinito ao desfragmentar um arquivo de 1 byte e corrigir o número errado de setores desfragmentados. A última alteração causou muito mais E/S ao usar a opção de montagem “autodefrag” do que o necessário, decorrente do trabalho da v5.16 que acabou usando acidentalmente um tamanho de byte em vez de um tamanho de setor. 

Para ajudar a combater problemas como esse no futuro, também há suporte restaurado para permitir que a desfragmentação seja interrompida. Assim, esse processo pode passar por uma interrupção por meio de um sinal. Portanto, isso descarta a necessidade de reiniciar o sistema.

Há também outras correções de autodefrag decorrentes da refatoração recente, incluindo uma possível condição de impasse.

Resumindo, o usuário que estiver usando o Btrfs no Linux 5.16, deve fazer imediatamente a atualização para a versão do kernel Linux 5.16.5 ou mais recente.

Então, a lista completa de correções do Linux 5.16.5 você pode encontrar no anúncio de lançamento.

O Kernel Linux 5.16 estreou no começo deste ano com muitos recursos interessantes como FUTEX2, Folios, AMD Rembrandt, Intel AMX e outros. Então, o Linux 5.16 deve fazer parte do novo Ubuntu 22.04 LTS. É que a versão 5.17 só deve ficar estável no final de março e não haverá tempo hábil para implementação na distribuição que está prevista para abril.

Outros recursos do Linux 5.16 são:

  • Melhorias no manuseio de áudio de baixa latência do USB;
  • O suporte à recuperação de memória com base em DAMON foi mesclado para ajudar em situações de pouca memória;
  • A implementação atualizada do Zstd para o kernel Linux para obter o código próximo ao estado upstream do Zstd e ajuda com melhorias de desempenho de compactação e descompactação para usuários do kernel do Zstandard em comparação com o estado anterior do código do kernel.
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile