Kernel Linux 5.17 ganha novos patches para implementar linguagem de programação Rust

A linguagem de programação Rust para Linux acaba de receber novos patches revisados com o Rust Toolchain atualizado e muitas outras melhorias. A informação é do desenvolvedor Miguel Ojeda. Ele divulgou a terceira leva de pacotes para implementar a infraestrutura básica para suportar a linguagem de programação Rust dentro do kernel Linux.

Em dezembro saíram os patches v2 e agora, depois de pouco mais de um mês, os patches da versão 3 já poderão ser testados. Isso mostra o quanto a implementação caminha rápido.

O código do kernel Rust para Linux atualizado vai utilizar o Rust 1.58 como a versão do compilador direcionada. Entre outros recursos, também terá a detecção automática se uma cadeia de ferramentas Rust adequada está disponível. Além disso, possui outras melhorias no sistema de compilação e documentação aprimorada, bem como outras limpezas e melhorias gerais de código.

Kernel Linux 5.17 ganha novos patches para implementar linguagem de programação Rust

Miguel Ojeda ainda destaca que em relação ao Rust há algumas melhorias pela frente.

Um dos recursos instáveis que precisamos, -Zsymbol-mangling-version=v0, está sendo estabilizado em 1.59.0. Outro, maybe_uninit_extra, estará na versão 1.60.0.

Ao todo, existem cerca de 33 mil e quinhentas linhas de código relacionadas à infraestrutura Rust para o kernel Linux. Esse valor inclui alguns códigos de amostra básicos nessa série de patches v3. Para conhecer todos os detalhes, acesse o link da lista de discussão do kernel. A expectativa é de que, finalmente, a linguagem de programação Rust chegue ao kernel Linux depois de muitas promessas anteriores.

Tablets e notebooks com Linux 5.17 terão suporte para caneta funcional

O novo Linux 5.17 terá o suporte da Universal Stylus Initiative (USI) para um novo padrão da indústria para canetas/styluses. Isso passará a funcionar em diversos dispositivos. Então, além disso, as atualizações do subsistema de entrada para este kernel também adicionam suporte de caneta ativa para mais alguns tablets.

No futuro, espera-se uma grande adoção do suporte à caneta USI para uma boa compatibilidade e suporte entre dispositivos. Porém, há também novidades para usuários com tablets modernos que dependem de drivers Goodix ou Silead e têm uma caneta ativa. É que, a partir de agora, as atualizações do subsistema de entrada do Linux 5.17 apresentam suporte de caneta funcional com seus respectivos dispositivos.

Todo o trabalho em cima disso vem da Red Hat e seu desenvolvedor Hans de Goede, da Red Hat. A ideia dele é implementar essas melhoorias nos laptops e tablets com Linux. Isso inclui o novo driver de tablet x86. Esta mesma rodada também adiciona o suporte de caneta ativa/alimentada por bateria aos drivers Goodix e Silead.

O suporte da caneta para o driver Goodix recebeu vários testes nos tablets Trekstor SurfTab Duo W1, Chuwi Hi13 e Cyberbook T116. Esses modelos podem trabalhar com esta caneta perfeitamente a partir da introdução do código do kernel mais recente. Para o driver Silead, foram necessárias somente pouco mais de cem linhas extras de código.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile